A produção do Festival do Rio anunciou os filmes selecionados para a edição 2018 do evento. O mais novo longa-metragem do cineasta norte-americano Steve McQueen (12 Anos de Escravidão, 2013), As Viúvas (2018), será o exemplar de abertura. Já o encerramento será feito com O Grande Circo Místico (2018), de Carlos Diegues, que abriu o Festival de Gramado 2018 e foi exibido fora de competição no Festival de Cannes deste ano. O tradicional evento cinematográfico carioca acontecerá entre os dias 1º e 11 de novembro. Confira a relação de obras abaixo:
MOSTRA PANORAMA
– Colette (Colette), de Wash Westmoreland
– A Pé Ele Não Vai Longe (Don’t worry, he won’t get far on foot), de Gus Van Sant
– Sem Rastros (Leave No Trace), de Debra Granik
– Vida Selvagem (Wildlife) de Paul Dano
– Fátima, de João Canijo
– Bisbee ’17 (Bisbee ’17), de Robert Greene
– O Termômetro de Galileu, de Teresa Villaverde
– Vision, de Naomi Kawase
– A Névoa Verde (The green fog), de Guy Maddin, Evan Johnson, Galen Johnson
– Estação do Diabo (Season of the devil), de Lav Diaz
– Grass (Grass) de Hong Sangsoo
– Utøya: 22 de julho (U – July 22), de Erik Poppe
– Não Me Toque (Touch me not) de Adina Pintilie
– 3 Days in Quiberon, de Emily Atef
– Imagem e palavra (The Image Book), de Jean-Luc Godard
– Asako I & II (Asako I & II), de Ryûsuke Hamaguchi
– Conquistar, amar e viver intensamente (Sorry Angel), de Christophe Honoré
– Amor Até as Cinzas (Ash Is Purest White) de Jia Zhangke
– Assunto de Família (Shoplifters), de Hirokazu Koreeda
– Cafarnaum (Capernaum) de Nadine Labaki
– Em Chamas(Burning), de Lee Chang-dong
– Infiltrado na Klan(BlacKkKlansman), de Spike Lee
– Três Faces (Three Faces) de Jafar Panahi
– Guerra Fria (Cold War) de Pawel Pawlikowski
– Verão (Summer), de Kirill Serebrennikov
– Dez anos Tailândia (Ten Years Thailand), de Apichatpong Weerasethakul, Aditya Assarat, Chulayarnnon Siriphol, Wisit Sasanatieng
– O momento Plutão (The Pluto Moment), de Ming Zhang
– A Casa que Jack Construiu (The House that Jack Built), de Lars von Trier
– A Prece (The prayer), de Cédric Kahn
– Praça pública (Place Publique), de Agnès Jaoui
– Amanda (Amanda), de Mikhaël Hers
– Memória da dor (Memoir of War), de Emmanuel Finkiel
– Maria Callas: em suas próprias palavras (Maria by Callas), de Tom Volf
– Raiva (Rage), de Sérgio Tréfaut
– A Queda do Império Americano (The Fall of the American Empire), de Denys Arcand
– A cada momento (Each and every moment), de Nicolas Philibert
– Peterloo, de Mike Leigh
– White boy Rick (White Boy Rick), de Yann Demange
– O Favorito (The front runner), de Jason Reitman
– Se a Rua Beale falasse (If Beale street could talk), de Barry Jenkins
– Vidas Duplas (Double Lives), de Olivier Assayas
– No Portal da Eternidade (At eternity’s gate), de Julian Schnabel
– A Quietude (The Quietude), de Pablo Trapero
– El Pepe, uma vida suprema (El Pepe, una vida suprema), de Emir Kusturica
– Seu Rosto (Your Face), de Tsai Ming-Liang
– Monrovia, Indiana (Monrovia, Indiana), de Frederick Wiseman
– O Hotel às Margens do Rio (Hotel by the river), de Hong Sangsoo
– Túmulos sem Nome (Graves Without a Name), de Rithy Panh
– Nunca deixe de Lembrar (Never Look Away), de Florian Henckel von Donnersmarck
– A Rota Selvagem (Lean on Pete), de Andrew Haigh
– O Ódio que Você Semeia (The hate u give), de George Tillman Jr.
– A vida em si(Life itself), de Dan Fogelman
– Vox Lux (Vox Lux), de Brady Corbet
– Tyrel (Tyrel), de Sebastián Silva
– A Excêntrica Família de Gaspard (Gaspard at the Wedding), de Antony Cordier
– Eu sou Tempesta (I am Tempesta), de Daniele Luchetti
– O Caravaggio Roubado (The Stolen Caravaggio), de Roberto Andò
– O que você irá fazer quando o mundo estiver em chamas (What You Gonna Do When the World’s on Fire?) de Roberto Minervini
– Meu Próprio Bem (My own good), de Pippo Mezzapesa
EXPECTATIVA 2018
– Skate Kitchen (Skate kitchen), de Crystal Moselle
– Terra firme (Anchor and hope), de Carlos Marqués-Marcet
– Culpa (The guilty), de Gustav Möller
– O quebra-cabeça Puzzle, de Marc Turtletaub
– Um elefante sentado quieto (An elephant sitting still), de Hu Bo
– Adam (Adam), de Maria Solrun
– Minha Filha (Daughter of mine), de Laura Bispuri
– Longa Jornada Noite Adentro (Long day’s journey into night) de Bi Gan
– Rafiki (Friends), de Wanuri Kahiu
– Carmen & Lola (Carmen and Lola), de Arantxa Echevarria
– O mundo a seus pés (The world is yours), de Romain Gavras
– A nossa espera (Our struggles), de Guillaume Senez
– Palace II: 3 Quartos com Vista para o Mar (Palace II) de Rafael Machado / Co-direção: Gabriel Corrêa e Castro
– Pedro e Inês, o amor não descansa (The dead queen) de António Ferreira
– A árvore (The tree) de André Gil Mata
– Shade: entre bruxas e heróis (The Witch Hunters), de Rasko Miljkovic
– Querido filho (Dear Son) de Mohamed Ben Attia
– Entre tempos (Ricordi?), de Valerio Mieli
– Yomeddine (Yomeddine) de A.B. Shawky
– A costureira de sonhos (Sir) de Rohena Gera
– A última criança (Last Child), de Shin Dong-seok
– Longe da árvore (Far from the tree) de Rachel Dretzin
– Girl, de Lukas Dhont
PREMIÈRE LATINA
– A Rainha do medo (The queen of fear), de Valeria Bertuccelli, Fabiana Tiscornia
– A cama (The bed), de Mónica Lairana
– Cinzas (Cenizas), de Juan Sebastian Jacome
– Virus Tropical (Virus tropical), de Santiago Caicedo
– O dia que resistia (The endless day), de Alessia Chiesa
– El motoarrebatador (The snatch thief), de Agustín Toscano
– Pássaros de verão (Birds of Passage), de Ciro Guerra, Cristina Gallego
– Minha obra-prima (My masterpiece), de Gastón Duprat
– Happy hour: Verdades e consequências (Happy hour), de Eduardo Albergaria
– Tarde para morrer jovem (Too late to die young), de Dominga Sotomayor
– A Camareira (The chambermaid), de Lila Avilés
– Belmonte (Belmonte), de Federico Veiroj
– Acusada (The Accused), de Gonzalo Tobal
– Família submersa (A family submerged), de María Alché
– Vermelho sol (Rojo), de Benjamin Naishtat
– José (Jose), de Li Cheng
– Humanpersons (Humanpersons), de Frank Spano
– O amor não descansa (An unexpected love), de Juan Vera
– O anjo (The angel), de Luis Ortega
– Museu (Museum), de Alonso Ruizpalacios
– Compra me um revólver (Buy me a gun), de Julio Hernández Cordón
– A geração da riqueza (Generation wealth), de Lauren Greenfield
– Três estranhos idênticos (Three identical strangers), de Tim Wardle
– Game girls (Game girls), de Alina Skrzeszewska
– Profile (Profile), de Timur Bekmambetov
– A Valsa de Waldheim (The Waldheim waltz), de Ruth Beckermann
– Futebol Infinito (Infinite Football), de Corneliu Porumboiu
– As filhas do fogo (The daughters of fire), de Albertina Carri
– Selvagem, de Camille Vidal-Naquet
– Faca no coração (Knife + heart), de Yann Gonzalez
– Morra, monstro, morra (Murder Me, Monster), de Alejandro Fadel
– Amazônia Groove, de Bruno Murtinho
– Operação Overlord (Overlord), de Julius Avery
– Imagine (Imagine), de John Lennon, Yoko Ono
– Buddies (Buddies), de Arthur J. Bressan Jr.
– The Cleaners (The cleaners), de Hans Block, Moritz Riesewieck
– Obscuro barroco (Obscuro barroco), de Evangelia Kranioti
– Alterscape, de Serge Levin
– Be natural: a historia não contada da primeira cineasta do mundo (Be natural: the untold story of Alice Guy-Blaché), de Pamela B. Green
– Os olhos de Orson Welles (The eyes of Orson Welles), de Mark Cousins
– Friedkin Uncut (Friedkin uncut), de Francesco Zippel
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A programação deste ano celebra os 20 anos do evento. Tanto a Première Brasil quanto a RioMarket acontecerão nas mesmas datas. O Festival Internacional de Cinema do Rio de Janeiro surgiu em 1999, como resultado da fusão de dois festivais de cinema anteriores, o Rio Cine Festival e a Mostra Banco Nacional de Cinema, criada em 1988.
(Fonte: Grupo Estação)
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