A produção do Festival do Rio anunciou os filmes selecionados para a edição 2018 do evento. O mais novo longa-metragem do cineasta norte-americano Steve McQueen (12 Anos de Escravidão, 2013), As Viúvas (2018), será o exemplar de abertura. Já o encerramento será feito com O Grande Circo Místico (2018), de Carlos Diegues, que abriu o Festival de Gramado 2018 e foi exibido fora de competição no Festival de Cannes deste ano. O tradicional evento cinematográfico carioca acontecerá entre os dias 1º e 11 de novembro. Confira a relação de obras abaixo:
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O Mau Exemplo de Cameron Post(
The miseducation of Cameron Post), de Desiree Akhavan
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Colette (
Colette), de Wash Westmoreland
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A Pé Ele Não Vai Longe (
Don’t worry, he won’t get far on foot), de
Gus Van Sant –
Sem Rastros (
Leave No Trace), de Debra Granik
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Vida Selvagem (
Wildlife) de
Paul Dano –
Fátima, de João Canijo
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Bisbee ’17 (
Bisbee ’17), de Robert Greene
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O Termômetro de Galileu, de Teresa Villaverde
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Vision, de Naomi Kawase
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A Névoa Verde (
The green fog), de Guy Maddin, Evan Johnson, Galen Johnson
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Estação do Diabo (
Season of the devil), de Lav Diaz
– Grass (
Grass) de Hong Sangsoo
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Utøya: 22 de julho (
U – July 22), de Erik Poppe
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Não Me Toque (
Touch me not) de Adina Pintilie
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3 Days in Quiberon, de Emily Atef
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Imagem e palavra (
The Image Book), de
Jean-Luc Godard –
Asako I & II (
Asako I & II), de Ryûsuke Hamaguchi
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Conquistar, amar e viver intensamente (
Sorry Angel), de Christophe Honoré
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Amor Até as Cinzas (
Ash Is Purest White) de Jia Zhangke
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Assunto de Família (
Shoplifters), de
Hirokazu Koreeda –
Cafarnaum (
Capernaum) de Nadine Labaki
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Em Chamas(
Burning), de Lee Chang-dong
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Infiltrado na Klan(
BlacKkKlansman), de
Spike Lee –
Três Faces (
Three Faces) de Jafar Panahi
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Guerra Fria (
Cold War) de Pawel Pawlikowski
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Verão (
Summer), de Kirill Serebrennikov
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Dez anos Tailândia (
Ten Years Thailand), de Apichatpong Weerasethakul, Aditya Assarat, Chulayarnnon Siriphol, Wisit Sasanatieng
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O momento Plutão (
The Pluto Moment), de Ming Zhang
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A Casa que Jack Construiu (
The House that Jack Built), de
Lars von Trier –
A Prece (
The prayer), de Cédric Kahn
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Praça pública (
Place Publique), de Agnès Jaoui
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Amanda (
Amanda), de Mikhaël Hers
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Memória da dor (
Memoir of War), de Emmanuel Finkiel
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Maria Callas: em suas próprias palavras (
Maria by Callas), de Tom Volf
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Raiva (
Rage), de Sérgio Tréfaut
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A Queda do Império Americano (
The Fall of the American Empire), de Denys Arcand
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A cada momento (
Each and every moment), de Nicolas Philibert
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Peterloo, de Mike Leigh
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White boy Rick (
White Boy Rick), de Yann Demange
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O Favorito (
The front runner), de
Jason Reitman –
Se a Rua Beale falasse (
If Beale street could talk), de
Barry Jenkins –
Vidas Duplas (
Double Lives), de
Olivier Assayas –
No Portal da Eternidade (
At eternity’s gate), de Julian Schnabel
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A Quietude (
The Quietude), de
Pablo Trapero –
El Pepe, uma vida suprema (
El Pepe, una vida suprema), de Emir Kusturica
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Seu Rosto (
Your Face), de Tsai Ming-Liang
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Monrovia, Indiana (
Monrovia, Indiana), de Frederick Wiseman
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O Hotel às Margens do Rio (
Hotel by the river), de Hong Sangsoo
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Túmulos sem Nome (
Graves Without a Name), de Rithy Panh
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Nunca deixe de Lembrar (
Never Look Away), de Florian Henckel von Donnersmarck
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A Rota Selvagem (
Lean on Pete), de Andrew Haigh
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O Ódio que Você Semeia (
The hate u give), de George Tillman Jr.
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A vida em si(Life itself), de Dan Fogelman
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Vox Lux (
Vox Lux), de Brady Corbet
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Tyrel (
Tyrel), de Sebastián Silva
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A Excêntrica Família de Gaspard (
Gaspard at the Wedding), de Antony Cordier
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Eu sou Tempesta (
I am Tempesta), de Daniele Luchetti
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O Caravaggio Roubado (
The Stolen Caravaggio), de Roberto Andò
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O que você irá fazer quando o mundo estiver em chamas (
What You Gonna Do When the World’s on Fire?) de Roberto Minervini
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Meu Próprio Bem (
My own good), de Pippo Mezzapesa
EXPECTATIVA 2018
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Tempo comum (
Ordinary Time), de Susana Nobre
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Skate Kitchen (
Skate kitchen), de Crystal Moselle
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Terra firme (
Anchor and hope), de Carlos Marqués-Marcet
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Culpa (
The guilty), de Gustav Möller
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O quebra-cabeça Puzzle, de Marc Turtletaub
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Um elefante sentado quieto (
An elephant sitting still), de Hu Bo
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Adam (
Adam), de Maria Solrun
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Minha Filha (
Daughter of mine), de Laura Bispuri
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Longa Jornada Noite Adentro (
Long day’s journey into night) de Bi Gan
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Rafiki (
Friends), de Wanuri Kahiu
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Carmen & Lola (
Carmen and Lola), de Arantxa Echevarria
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O mundo a seus pés (
The world is yours), de Romain Gavras
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A nossa espera (
Our struggles), de Guillaume Senez
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Palace II: 3 Quartos com Vista para o Mar (
Palace II) de Rafael Machado / Co-direção: Gabriel Corrêa e Castro
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Pedro e Inês, o amor não descansa (
The dead queen) de António Ferreira
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A árvore (
The tree) de André Gil Mata
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Shade: entre bruxas e heróis (
The Witch Hunters), de Rasko Miljkovic
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Querido filho (
Dear Son) de Mohamed Ben Attia
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Entre tempos (
Ricordi?), de Valerio Mieli
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Yomeddine (
Yomeddine) de A.B. Shawky
– A costureira de sonhos (
Sir) de Rohena Gera
– A última criança (
Last Child), de Shin Dong-seok
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Longe da árvore (
Far from the tree) de Rachel Dretzin
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Girl, de Lukas Dhont
– Miriam mente (Miriam Lies), de Natalia Cabral, Oriol Estrada
– A Rainha do medo (The queen of fear), de Valeria Bertuccelli, Fabiana Tiscornia
– A cama (The bed), de Mónica Lairana
– Cinzas (Cenizas), de Juan Sebastian Jacome
– Virus Tropical (Virus tropical), de Santiago Caicedo
– O dia que resistia (The endless day), de Alessia Chiesa
– El motoarrebatador (The snatch thief), de Agustín Toscano
– Pássaros de verão (Birds of Passage), de Ciro Guerra, Cristina Gallego
– Minha obra-prima (My masterpiece), de Gastón Duprat
– Happy hour: Verdades e consequências (Happy hour), de Eduardo Albergaria
– Tarde para morrer jovem (Too late to die young), de Dominga Sotomayor
– A Camareira (The chambermaid), de Lila Avilés
– Belmonte (Belmonte), de Federico Veiroj
– Acusada (The Accused), de Gonzalo Tobal
– Família submersa (A family submerged), de María Alché
– Vermelho sol (Rojo), de Benjamin Naishtat
– José (Jose), de Li Cheng
– Humanpersons (Humanpersons), de Frank Spano
– O amor não descansa (An unexpected love), de Juan Vera
– O anjo (The angel), de Luis Ortega
– Museu (Museum), de Alonso Ruizpalacios
– Compra me um revólver (Buy me a gun), de Julio Hernández Cordón
MIDNIGHT
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MATANGI / MAYA / M.I.A. (
MATANGI / MAYA / M.I.A.), de Stephen Loveridge
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A geração da riqueza (
Generation wealth), de Lauren Greenfield
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Três estranhos idênticos (
Three identical strangers), de Tim Wardle
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Game girls (
Game girls), de Alina Skrzeszewska
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Profile (
Profile), de Timur Bekmambetov
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A Valsa de Waldheim (
The Waldheim waltz), de Ruth Beckermann
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Futebol Infinito (
Infinite Football), de Corneliu Porumboiu
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As filhas do fogo (
The daughters of fire), de Albertina Carri
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Selvagem, de Camille Vidal-Naquet
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Faca no coração (
Knife + heart), de Yann Gonzalez
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Morra, monstro, morra (
Murder Me, Monster), de Alejandro Fadel
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Amazônia Groove, de Bruno Murtinho
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Operação Overlord (
Overlord), de Julius Avery
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Imagine (
Imagine), de John Lennon, Yoko Ono
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Buddies (
Buddies), de Arthur J. Bressan Jr.
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The Cleaners (
The cleaners), de Hans Block, Moritz Riesewieck
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Obscuro barroco (Obscuro barroco), de Evangelia Kranioti
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Alterscape, de Serge Levin
FILM DOC
– Hal Ashby (Hal), de Amy Scott
– Be natural: a historia não contada da primeira cineasta do mundo (Be natural: the untold story of Alice Guy-Blaché), de Pamela B. Green
– Os olhos de Orson Welles (The eyes of Orson Welles), de Mark Cousins
– Friedkin Uncut (Friedkin uncut), de Francesco Zippel
A programação deste ano celebra os 20 anos do evento. Tanto a Première Brasil quanto a RioMarket acontecerão nas mesmas datas. O Festival Internacional de Cinema do Rio de Janeiro surgiu em 1999, como resultado da fusão de dois festivais de cinema anteriores, o Rio Cine Festival e a Mostra Banco Nacional de Cinema, criada em 1988.