Categorias: Notícias

Festival É Tudo Verdade anuncia selecionados da edição 2017

Publicado por

Foram anunciados na última semana os filmes selecionados para o festival de documentários É Tudo Verdade 2017, o maior do gênero na América Latina. O evento, que acontecerá entre os dias 19 e 30 de abril em São Paulo e no Rio de Janeiro, terá sua abertura com um filme diferente em cada cidade: os paulistas receberão Cidades Fantasmas (2017), enquanto que os cariocas irão assistir ao inédito Eu, Meu Pai e os Cariocas: 70 Anos de Música no Brasil (2017).

Entre os destaques de 2017, encontram-se os brasileiros No Intenso Agora (2017), de João Moreira Salles, exibido no festival de Berlim, e Mexeu Com Uma, Mexeu Com Todas (2017), de Sandra Werneck. O encontro também fará uma retrospectiva sobre os 100 anos da Revolução Russa, com destaque para os marcos da produção soviética, como o clássico Avante, Soviete! (1926), de Dziga Vertov.

Confira abaixo a lista completa dos longas selecionados:

COMPETIÇÃO BRASILEIRA
A Terceira Margem, de Fabian Remy
Cidades Fantasmas, de Tyrell Spencer
Em um Mundo Interior, de Flávio Frederico e Mariana Pamplona
Maria: Não Esqueça que Eu Venho dos Trópicos, de Francisco C. Martins
Mexeu Com Uma, Mexeu Com Todas, de Sandra Werneck
Quem é Primavera das Neves, de Ana Luiza Azevedo e Jorge Furtado
Tudo é Irrelevante. Hélio Jaguaribe, de Izabel Jaguaribe e Ernesto Baldan

COMPETIÇÃO INTERNACIONAL
Abacus: Pequeno o Bastante para Condenar, de Steve James (Estados Unidos)
No Tempo que Chegará, de Tan Pin Pin (Singapura)
Comunhão, de Anna Zamecka (Polônia)
A Copa dos Trabalhadores, de Adam Sobel (Reino Unido)
A Prisão em 12 Paisagens, de Brett Story (Canadá / Estados Unidos)
Luz Obscura, de Susana de Sousa Dias (Portugal)
No Exílio: Um Filme de Família, de Juan Francisco Urrusti (México)
Paris é uma Festa: Um Filme em 18 Ondas, de Sylvain George (França)
Perón, Meu Pai e Eu, de Blas Eloy Martínez (Argentina)
Relações Próximas, de Vitaly Mansky (Letônia / Alemanha / Estônia / Ucrânia)
O Show da Guerra, de Andreas Dalsgaard e Obaidah Zytoon (Dinamarca / Noruega / Síria)
Uma Vida Alemã, de Christian Krones, Olaf Muller, Roland Schrotthofer e Florian Weigensamer (Áustria)

COMPETIÇÃO LATINO-AMERICANA
Atentamente, de Camila Rodríguez Triana (Colômbia)
O Esquecimento (Im)possível, de Andrés Habegger (Argentina / México / Brasil)
Rito de Passagem, de Maite Alberdi (Chile)
Ruínas Seu Reino, de Pablo Escoto (México)
Cidades Fantasmas, de Tyrell Spencer (Brasil)
No Exílio: Um Filme de Família, de Juan Francisco Urrusti (México)
Perón, Meu Pai e Eu, de Blas Eloy Martínez (Argentina)

PROGRAMAS ESPECIAIS
78/52, de Alexandre O. Philippe (EUA)
Caçando Fantasmas, de Raed Andoni (França/Palestina/Suíça/Catar)
Dawson City: Tempo Congelado, de Bill Morrison (EUA)
Eu, Um Negro, de Jean Rouch (França)
Já Visto, Jamais Visto, de Andrea Tonacci (Brasil)
No Intenso Agora, de João Moreira Salles (Brasil)

O ESTADO DAS COISAS
A Batalha de Florange, de Jean-Claude Poirson (França)
Cine São Paulo, de Ricardo Martensen e Felipe Tomazelli (Brasil)
Laerte-se, de Lygia Barbosa da Silva e Eliane Brum (Brasil)
Permanecer Vivo: Um Método, de Erik Lieshout (Holanda/Bélgica)
Offshore: Elmer e o Sigilo Bancário Suíço, de Werner Schweizer (Suíça)
Todos os Governos Mentem, de Fred Peabody (Canadá)

RETROSPECTIVA BRASILEIRA: SERGIO MUNIZ
Andiamoln’Merica (1978)
O Berimbau (1977)
Beste (1969)
A Cuíca (1977)
De Raízes & Rezas: Entre Outros (1972)
Rastejador, s.m. (1969)
Roda & Outras Estórias (1965)
Você Também Pode Dar um Presunto Legal (1970/2006)

RETROSPECTIVA INTERNACIONAL – 100: DE VOLTA À URSS
Avante, Soviete! (1926), de Dziga Vertov
Moscou (1927), de Mikhail Kaufman
O Grande Caminho (1927), de Esfir Chub
Sal para a Svanécia (1930), de Mikhail Kalatôzov
Um Dia do Novo Mundo (1940), de Roman Karmén and Mikhail Slútski
A Batalha Por Nossa Ucrânia Soviética (1943), de Aleksándr Dovjenko e Iúlia Sôlntseva
Enfrentando o Julgamento da História (1965), de Fridrikh Ermler
Olhe o Rosto (1966), de Pável Kogan
O Início (1967), de Pelechian
Mais Luz! (1987), de Marina Babak
O Poder de Solovki (1988), de Marina Goldovskaya
Elegia Soviética (1989), de Aleksandr Sokurov

A seleção completa de curtas e outros programas especiais estão disponíveis no site oficial do É Tudo Verdade.

(Fonte: Pro Cultura)

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.

Últimos artigos de (Ver Tudo)