20210818 bang bang papo de cinema 800

Nesta quarta-feira, 18 de agosto, o Festival Goiamum Audiovisual promove um debate importante em sua 10ª edição online, que vai até o dia 20 de agosto. Às 20h, no canal do evento no YouTube, ocorre um bate-papo ao vivo com o tema Cinema contra o Autoritarismo: Ontem e Hoje. O diretor e crítico de cinema Thiago B. Mendonça faz a mediação desta conversa, junto aos diretores Eryk Rocha e Adirley Queirós, além da montadora Cristina Amaral.
O painel de convidados tem credenciais de sobra para discutir o crescimento de um Estado controlador e antidemocrático: Cristina Amaral efetuou a montagem de algumas das obras mais radicais do cinema brasileiro, como os filmes de Andrea Tonacci; Adirley Queirós reacendeu a produção de Brasília com uma combinação entre o documentário e o cinema de gênero, e Eryk Rocha pratica um cinema questionador e poético, sendo filho dos cineastas Glauber Rocha e Paula Gaitán.
LEIA MAIS
Festival Goiamum 2021 :: Cinema da América Andina é tema de debate nesta terça
Começa o Festival Goiamum Audiovisual 2021 em formato online e gratuito
Cobertura :: 10º Festival Goiamum Audiovisual (2021)

20210818 festival goiamum audiovisual 2021 debate papo de cinema 750
Eryk Rocha, Cristina Amaral, Adirley Queirós e Thiago B. Mendonça

O debate se insere na Mostra Cinema em Contestação, que inclui os filmes Edna (2021), de Eryk Rocha; Era uma Vez Brasília (2017) e A Cidade É uma Só? (2011), ambos de Adirley Queirós; e Jovens Infelizes ou um Homem que Grita Não É um Urso que Dança (2016), de Thiago B. Mendonça. Em paralelo, o Goiamum segue apresentando curtas-metragens brasileiros nas mostras Curta Goiamum, Panorama Potiguar, Dilemas do Presente e Homenagem a Geraldo Cavalcanti.
A programação online e gratuita do Festival Goiamum Audiovisual se divide entre três plataformas: o canal do evento no YouTube, os sites da Embaúba Play e do Spcine Play – este último, abrigando obras como Serras da Desordem (2006) e Blábláblá (1968), dirigidos por Andrea Tonacci. No total, a programação conta com mais de 40 filmes, com foco na produção do Rio Grande do Norte.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.
avatar

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *