Festival Internacional Mulheres no Cinema 2023 :: Inscrições abertas à 3ª edição do evento

Publicado por
Marcelo Müller

Estão abertas as inscrições para a terceira edição do FIM: Festival Internacional Mulheres no Cinema, evento programado para acontecer na cidade de São Paulo entre os dias 23 e 29 de novembro deste ano. Entre 11 de setembro e 05 de outubro, poderão ser inscritos gratuitamente pelo site www.fimcine.com.br longas-metragens de ficção, documentais ou de animação. Podem submeter seus filmes à curadoria da Mostra Brasileira as mulheres, cis ou transgênero, de todas as etnias, idades e regiões do país – produções concluídas entre janeiro de 2021 e setembro de 2023. Dentro do evento há ainda uma mostra especial chamada O Fogo Não se Apaga, destinada a valorizar filmes realizador por mulheres com mais de 60 anos de idade. Para esse recorte, além da idade da realizadora, serão levadas em consideração produções concluídas entre janeiro de 2013 e setembro de 2023.

LEIA MAIS
Lanterna Mágica 2023 :: Inscrições abertas à 6ª edição do festival de animação
Festival Internacional de Cinema de Goiânia 2023 :: Abertas as inscrições à 2ª edição do GIFF
Goiânia Mostra Curtas 2023 :: Abertas as inscrições à 22ª edição do evento

Idealizado por Minom Pinho, o FIM: Festival Internacional Mulheres no Cinema tem como principais objetivos dar visibilidade e premiar obras dirigidas pior mulheres, bem como enfatizar a importância do protagonismo feminino no cinema. Vale destacar que a curadoria selecionará entre as inscritas cinco produções em cada categoria e caberá ao público escolher as vencedoras da Mostra Brasil e da O Fogo Não se Apaga – premiadas com R$ 5 mil cada. De acordo com o release enviado à imprensa, esta edição marcará o retorno do evento ao presencial, mas contará também com atividades on-line. Ainda não foi anunciado o local em que o 3º FIM acontecerá na cidade de São Paulo.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.