Assim como em edições anteriores, o Festival mantém as tradicionais sessões, como a Clássicos e a Sessão da Meia-Noite, que exibem filmes que marcaram época no cinema. Entre as novidades, a sessão Olhar Estrangeiro, dedicada ao cinema internacional, e Cinematèque, que exibe curtas.
As Mostras Competitivas de Curtas contam com 27 curtas no total – 16 na Competitiva Nacional, 5 na Paranaense e 6 na Londrinense. Ao todo, 275 curtas de 16 estados do país foram inscritos. Segundo Nilo Mortara, um dos integrantes da Comissão de Seleção, os curtas abordam temas diversos, como saudade, família, violência e sexualidade.
Os filmes de terror estão entre os destaques do Festival. A sessão Clássicos exibe O Exorcista (1973). Entre os nacionais, será exibida a trilogia do diretor Rodrigo Aragão: Mangue Negro (2008), A Noite do Chupacabras (2011) e o novo Mar Negro (2013). Além disso, entre os dias 20 e 22, Aragão ministra uma oficina de Efeitos e Maquiagem. Ele aborda técnicas, a fabricação de sangue e de massa moldável, os efeitos da gelatina, o uso de cosméticos artísticos e técnicos, entre outros.
O local do Festival também está entre as mudanças. A partir desta edição, o projeto acontece no Cinesystem do Londrina Norte Shopping. O valor dos ingressos também mudou: agora as entradas custam R$ 7,00 (inteira) e R$ 3,50 (meia). Além disso, a partir do dia 12, será aberto um lounge em frente às salas de exibição. O espaço foi projetado para ser um ambiente de convivência para os frequentadores. No local, serão ofertadas oficinas, como a de Desenho Animado, que acontece nos dias 13, 14 e 15.
Mais informações sobre o Festival no site www.kinoarte.org/
Fonte: Festival Kinoarte