Em 2021, o Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade adiciona um importante prêmio aos tradicionais Coelhos de Prata: o CineMix Periférico, recompensa ao melhor vídeo de temática LGBTQIA+ realizado por artistas e coletivos das periferias de São Paulo. Os autores podem inscrever seus projetos gratuitamente no site no Mix Brasil até o dia 15 de setembro.
Os curadores selecionarão os cinco melhores projetos, que receberão R$ 1 mil cada. Os vídeos podem ter até três minutos, em gênero e linguagem livres (ficção, documentário, animação, experimental etc.). Os cinco filmes serão exibidos na 29ª edição do Festival Mix Brasil, que ocorre entre os dias 10 e 21 de novembro de 2021, tanto em formato presencial quanto online. Eles concorrem aos Coelhos de Prata e ao prêmio do público.
LEIA MAIS
Executiva diz que haverá mais representatividade LGBTQIA+ no Universo Marvel
Manhãs de Setembro :: “Ter uma protagonista preta e trans, nesse momento obscuro da extrema-direita, tem importância”
Festival Mix Brasil 2020 :: Valentina, drama sobre jovem trans, é o grande vencedor
A iniciativa inédita surge de uma parceria entre o evento e o Núcleo de Cultura Periférica da Secretaria Municipal de Cultura e Coordenação de Políticas para LGBTI+ da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania. O fomento pretende valorizar novos talentos das periferias da cidade, de onde têm surgido potentes obras a respeito da pluralidade de gênero e sexualidade.
Nos últimos anos, alguns dos curtas-metragens brasileiros mais premiados em festivais do país inteiro retratam a inclusão LGBTQIA+ nas periferias, a exemplo de Perifericu (2019), de Rosa Caldeira, Stheffany Fernanda, Nay Mendl e Vita Pereira, e Bonde (2019), de Asaph Luccas. Entre os longas-metragens, Corpo Elétrico (2017), de Marcelo Caetano; Meu Corpo É Político (2017), de Alice Riff; Bixa Travesty (2018), de Kiko Goifman e Cláudia Priscilla, e Para Onde Voam as Feiticeiras (2020), de Eliane Caffé, Carla Caffé e Beto Amaral, também se voltam à pluralidade sexual e de gênero fora dos centros urbanos.