Os documentários brasileiros Referendo, de Jaime Lerner, e Mais Náufragos que Navegantes, de Guilhermo Planel, estão entre os selecionados para o 9º Festival Internacional de Cine de Los Derechos Humanos, que acontece de 22 a 28 de julho, em Sucre, na Bolívia. Intitulado El séptimo ojo es tuyo, o festival conta com 80 obras na seleção oficial, que tem foco no tema Trabajo, Dignidad, Vida.
Referendo é um documentário sobre a questão do desarmamento em nosso país. No dia 23 de outubro de 2005 o Brasil votou em uma eleição incomum: responder sim ou não a uma única pergunta: “o comércio de armas e munição deve ser proibido no Brasil?” A discussão, que teve início na época, perdura até hoje. Assim o filme traz uma troca de ideias, com revelações surpreendentes em um grande debate.
Mais Náufragos que Navegantes retrata os conceitos de direitos humanos em diversos países da América Latina que estão em constante processo de transformação de suas sociedades, entre eles, Brasil, Argentina, Chile e Bolívia.
Mais informações através do site festivalcinebolivia.org.
Fonte: Phosphoros e Festival Internacional de Cine de Los Derechos Humanos