20210506 selvagem diego da costa papo de cinema 800 1

O Festival Saindo da Gaveta nasceu em plena pandemia, no ano de 2020. Os criadores decidiram oferecer uma nova janela de exibição a filmes finalizados há mais de dois ou três anos, e normalmente descartados do processo de seleção em festivais tradicionais. Assim, o público ganha uma nova oportunidade de descobrir obras brasileiras e internacionais, de modo online e gratuito.

Agora, a segunda edição do festival está no ar até o dia 21 de maio. Os filmes são liberados para visualização no site oficial, sem data específica de exibição. Após 770 inscrições de 56 países, os curadores chegaram a dezenas de selecionados em diversas categorias: longas, médias e curtas-metragens, tanto de ficção quanto documentais, além das mostras internacional, mineira e infantojuvenil.

LEIA MAIS
Festival de Gramado 2021 recebe 760 inscrições e abre vagas para filmes gaúchos
Matula :: Festival de Cinema e Comida ganha edição online em 13 de maio
CineSerra 2021 :: Festival de cinema gaúcho anuncia filmes selecionados

 

20190924 selvagem papo de cinema banner
Selvagem (2019), de Diego da Costa

 

Entre os destaques da edição 2021 estão Selvagem (2019), de Diego da Costa, ficção sobre as ocupações de escolas públicas contra o sucateamento do ensino nacional, e Lá do Alto (2016), filme de Luciano Vidigal, sobre um garoto que sonha em alcançar a parte mais alta do morro onde vive para se comunicar com a avó falecida.

Ao final, o júri oficial e o júri popular determinarão os melhores filmes. Em 2020, Escolhas, de Ivann Willig, foi o grande vencedor. O festival tem realização da MAZ: Associação Artística Marina Azze, e direção artística do cineasta Lucas Marques. O evento foi viabilizado com recursos da Lei Aldir Blanc de Auxílio à Cultura.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.
avatar

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *