O Festival Saindo da Gaveta nasceu em plena pandemia, no ano de 2020. Os criadores decidiram oferecer uma nova janela de exibição a filmes finalizados há mais de dois ou três anos, e normalmente descartados do processo de seleção em festivais tradicionais. Assim, o público ganha uma nova oportunidade de descobrir obras brasileiras e internacionais, de modo online e gratuito.
Agora, a segunda edição do festival está no ar até o dia 21 de maio. Os filmes são liberados para visualização no site oficial, sem data específica de exibição. Após 770 inscrições de 56 países, os curadores chegaram a dezenas de selecionados em diversas categorias: longas, médias e curtas-metragens, tanto de ficção quanto documentais, além das mostras internacional, mineira e infantojuvenil.
LEIA MAIS
Festival de Gramado 2021 recebe 760 inscrições e abre vagas para filmes gaúchos
Matula :: Festival de Cinema e Comida ganha edição online em 13 de maio
CineSerra 2021 :: Festival de cinema gaúcho anuncia filmes selecionados
Entre os destaques da edição 2021 estão Selvagem (2019), de Diego da Costa, ficção sobre as ocupações de escolas públicas contra o sucateamento do ensino nacional, e Lá do Alto (2016), filme de Luciano Vidigal, sobre um garoto que sonha em alcançar a parte mais alta do morro onde vive para se comunicar com a avó falecida.
Ao final, o júri oficial e o júri popular determinarão os melhores filmes. Em 2020, Escolhas, de Ivann Willig, foi o grande vencedor. O festival tem realização da MAZ: Associação Artística Marina Azze, e direção artística do cineasta Lucas Marques. O evento foi viabilizado com recursos da Lei Aldir Blanc de Auxílio à Cultura.