Nesta quinta-feira, 19 de novembro, o Festival Varilux de Cinema Francês inicia sua edição 2020, apostando no retorno da experiência presencial em salas de cinema. Segundo os organizadores, as redes exibidoras se comprometem a cumprir todos os procedimentos necessários à segurança da sessão, como o distanciamento entre poltronas e o uso de máscara.
Por enquanto, 43 cidades dos cinco Estados brasileiros estão associadas ao evento, com novas redes podendo aderir à programação. Serão apresentados 18 filmes franceses, sendo 17 deles inéditos e recentes, além do clássico Acossado (1960), de Jean-Luc Godard, um dos projetos inaugurais da Nouvelle Vague, estrelado por Jean-Paul Belmondo e Jean Seberg.
Entre os destaques desta edição encontram-se títulos selecionados em Cannes (Gagarine, Slalom, Verão com 85), Berlim (Apagar o Histórico) e Locarno (A Garota da Pulseira, Notre Dame). Os cinéfilos podem descobrir os novos filmes de Juliette Binoche (A Boa Esposa), Louis Garrel (DNA) e Daniel Auteuil (Belle Époque), além do curioso Persona Non Grata, versão francesa do brasileiro O Invasor (2001), de Beto Brant.
LEIA MAIS
Cobertura :: Festival Varilux de Cinema Francês 2020
Festival Varilux 2020 :: Sou Francês e Preto ganha sessão online no Dia da Consciência Negra
Festival Varilux 2020 :: Clássico de Jean-Luc Godard será o filme homenageado (Exclusivo)
Em paralelo às sessões de comédias, dramas, suspenses e mesmo de uma animação infantil (A Famosa Invasão dos Ursos na Sicília), o Festival Varilux traz uma palestra com Jean-Michel Frodon, crítico de cinema e um dos mais respeitados teóricos do mundo, a respeito da Nouvelle Vague, movimento vanguardista iniciado pelos críticos da Cahiers do Cinéma que se tornariam grandes cineastas em seguida, a exemplo de Jean-Luc Godard, François Truffaut e Éric Rohmer.
O Papo de Cinema vai acompanhar diariamente a programação com críticas, entrevistas e notícias. Você descobre nossas opiniões, dicas e informações sobre os filmes na matéria especial do Festival Varilux de Cinema Francês 2020.