Nesta sexta-feira, 4 de dezembro, o Festival Varilux de Cinema Francês promova uma masterclass gratuita, ao vivo, com o crítico e pesquisador Jean-Michel Frodon. Crítico da revista Cahiers du Cinéma e do jornal Le Monde, ele vai apresentar um panorama da Nouvelle Vague, movimento que revolucionou o cinema autoral na França e apresentou alguns dos maiores diretores de todos os tempos, como Jean-Luc Godard, François Truffaut e Éric Rohmer.
O evento ocorre às 17h, com acesso gratuito e online via canal YouTube do Festival Varilux. A apresentação terá tradução simultânea, exigindo apenas uma inscrição sem custos no site parceiro do Belas Artes à la Carte. Dois filmes constituirão o foco de Frodon na apresentação: Uma Mulher É uma Mulher (1961), primeiro filme colorido de Jean-Luc Godard, e Paris Visto por… (1965), narrativa episódica dirigida por Claude Chabrol, Jean Douchet, Jean-Luc Godard, Jean-Daniel Pollet, Éric Rohmer e Jean Rouch.
A masterclass dialoga com a exibição de Acossado (1960), clássico de Godard, dentro da programação oficial do Varilux 2020. O filme pioneiro da Nouvelle Vague, estrelado por Jean-Paul Belmondo e Jean Seberg, é exibido em dezenas de cidades pelo país. Confira o nosso artigo de opinião sobre Acossado e a Revolução Saudosista de Godard.
Além da atenção aos clássicos, a programação do festival inclui obras aclamadas de jovens diretores (Slalom, Gagarine, A Garota da Pulseira), comédias populares (Donas da Bola, Meu Primo) e os novos trabalhos de François Ozon (Verão de 85) e Martin Provost (A Boa Esposa). Confira todas as nossas críticas, entrevistas e informações sobre o Festival Varilux.
Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)
- O Dia da Posse - 31 de outubro de 2024
- Trabalhadoras - 15 de agosto de 2024
- Filho de Boi - 1 de agosto de 2024
Deixe um comentário