Festival Varilux 2020 :: Roteiristas da França e do Brasil debatem adaptações no cinema

Publicado por
Bruno Carmelo

Entre os títulos exibidos no Festival Varilux de Cinema Francês 2020, destaca-se a presença de Persona Non Grata (2019), dirigido por Roschdy Zem. Na trama, dois jovens empresários pensam em se livrar do sócio majoritário que impede sua ascensão nos negócios. Após entrarem em contato com um matador inescrupuloso, o inimigo é encontrado morto pela polícia. De repente, José (Nicolas Duvauchelle) e Maxime (Raphaël Personnaz) precisam fugir às cobranças do matador Moïse (Roschdy Zem) e à investigação da polícia.

 

 

Soa familiar? Isso porque Persona Non Grata é uma adaptação do brasileiro O Invasor (2001), de Beto Brant, estrelado por Marco Ricca, Alexandre Borges e Paulo Miklos. Aproveitando a rara oportunidade de ter um suspense francês inspirado numa produção brasileira, o evento propõe o debate entre os dois roteiristas: Renato Ciasca, que escreveu o filme de 2001 junto de Beto Brant e de Marçal Aquino, autor do livro de origem, e o francês Olivier Gorce, responsável pela adaptação francesa.

O debate entre os escritores ocorre nesta quinta-feira, 3 de dezembro, às 18h. Ele será transmitido ao vivo pelo Facebook e pelo canal YouTube do Festival Varilux, com tradução simultânea. A conversa se inscreve entre o ciclo de atividades propostas pelo evento francês, o que também inclui uma masterclass gratuita sobre a Nouvelle Vague com o crítico Jean-Michel Frodon na sexta-feira, 4 de dezembro.

 

Persona Non Grata

 

Embora o festival esteja na reta final deste ciclo com exibições presenciais, em salas de cinema, os dezoito filmes que compõem a seleção oficial (dezessete novidades, além do clássico Acossado, 1960, de Jean-Luc Godard) podem se expandir para exibições em 2021, caso os protocolos da Covid-19 o permitam. O Varilux também prevê, em data a ser anunciada, uma mostra inédita com oito títulos da Nouvelle Vague.

Descubra todas as nossas críticas, entrevistas e informações sobre os filmes selecionados no festival de cinema francês.

 

LEIA MAIS
Festival Varilux 2020 :: Nouvelle Vague é tema de masterclass gratuita dia 4 de dezembro
Festival Varilux 2020 :: Sou Francês e Preto ganha sessão online no Dia da Consciência Negra
Opinião :: Acossado e a revolução saudosista

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)