Nesta sexta-feira, 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, o Festival Varilux de Cinema Francês promove uma sessão especial. A comédia Sou Francês e Preto (2020), grande sucesso de público em seu país com 800 mil espectadores, será exibida em versão online e gratuita, às 18h. Os interessados devem se inscrever no site do evento, e quando aprovados, receberão link e senha para a exibição.
Dirigido por Jean-Pascal Zadi e John Wax, o filme gira em torno de JP (interpretado pelo próprio diretor Jean-Pascal Zadi), ator em fase decadente que decide organizar protestos pelo movimento negro na França, porém sem conhecer os bastidores da articulação política. Aos poucos, ele se questiona se deveria investir no ativismo ou se limitar aos palcos. A distribuição brasileira é feita pela Bonfim.
Após a sessão, às 19h30, a página do Festival Varilux no Facebook apresenta um debate ao vivo com o cineasta e ativista Joel Zito Araújo, o cineasta e educador Clementino Jr., a pesquisadora em história Janaína Oliveira e o ator e cineasta Alberto Pereira Jr. A conversa será aberta ao público, sem a necessidade de inscrição prévia.
LEIA MAIS
Festival Varilux 2020 divulga programação com vinheta especial. Confira!
Festival Varilux 2020 :: Clássico de Jean-Luc Godard será o filme homenageado (Exclusivo)
Além desta sessão virtual, o Festival Varilux segue em dezenas de cidades pelo Brasil, apresentando novos filmes franceses selecionados em Cannes (Gagarine, 2020, Slalom, 2020, Mais que Especiais, 2019) e Berlim (Apagar o Histórico, 2020), além de comédias com Juliette Binoche (A Boa Esposa, 2019), Vincent Lindon (Meu Primo, 2019) e Kad Merad (Donas da Bola, 2020), animações familiares (A Famosa Invasão dos Ursos na Sicília, 2019) e clássicos do cinema francês (Acossado, 1960, de Jean-Luc Godard).