20211103 jean paul belmondo papo de cinema

A edição 2021 do Festiva Varilux do Cinema Francês terá uma homenagem muito especial a um dos maiores ícones da Sétima Arte. O evento que acontecerá presencialmente em várias cidades brasileiras entre os dias 25 de novembro e 08 de dezembro terá uma mostra especial para celebrar a vida e a obra de Jean-Paul Belmondo, ator que morreu em setembro deste ano. Aliás, vale lembrar que o astro estampou a identidade visual da edição 2020 do Varilux por ser um dos protagonistas do clássico Acossado (1960), de Jean-Luc Godard. “Rei da malandragem e da treta, Belmondo representava um personagem audacioso e irreverente, que não tinha medo de nada. Tinha uma habilidade única de encarnar filmes em registros e tons muito diferentes. Assim podia interpretar um papel cômico ou dramático, ser um policial ou bandido. Ele era muito popular e todos os franceses nascidos entre 1950 e 1980 cresceram com ele”, afirmou Emmanuelle Boudier, codiretora e co-curadora do festival.

LEIA MAIS
Festival Varilux de Cinema Francês traz ao Brasil ator da série Sex Education
Festival Varilux 2021 :: Identidade visual da 12ª edição é inspirada na comédia dramática Adeus, Idiotas
Festival Varilux 2020 :: Roteiristas da França e do Brasil debatem adaptações no cinema

A mostra especial em homenagem a Jean-Paul Belmondo contará com quatro filmes de diversas fases da carreira desse emblema que se tornou um sinônimo de cinema francês, um dos rostos da nouvelle vague e um apreciador nato do cinema de aventura. Os títulos serão: O Demônio das Onze Horas (1965), de Jean-Luc Godard; O Homem do Rio (1964), de Philippe de Broca; Técnica de um Delator (1963), de Jean-Pierre Melville e Léon Morin, o Padre (1961), de Jean-Pierre Melville. Vale lembrar que esse recorte não estará disponível em todas as cidades nas quais acontecerá o Festival Varilux de Cinema Francês. Por enquanto, estão confirmadas sessões em São Paulo e no Rio de Janeiro. Fique ligado por aqui para saber se outras cidades serão contempladas com essa programação imperdível.

20180202 acossado papo de cinema
Acossado
As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *