Festival Varilux 2022 :: Evento confirma vinda do ator Gilles Lellouche e de cinco cineastas

Publicado por
Victor Hugo Furtado

Para celebrar o melhor do cinema francófono, e também proporcionar um encontro especial entre público brasileiro e artistas franceses, o Festival Varilux de Cinema Francês 2022 carimbou o passaporte de 11 profissionais para virem ao Brasil. Entre os selecionados, estão o premiado ator Gilles Lellouche e os cineastas Carine Tardieu, Jérôme Salle e Eric Gravel. Além destes, profissionais dos bastidores, como roteiristas e produtores, também estão envolvidos. A delegação marcará presença nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.

LEIA MAIS
Festival Varilux 2022 :: Teaser oficial revela filmes da 13ª edição. Confira!
Festival Varilux 2022 :: Virginie Efira e Romain Duris estampam cartaz do evento
Festival Varilux de Cinema Francês divulga as datas da edição 2022

Programada para ocorrer entre 21 de junho e 06 de julho, exclusivamente nos cinemas de todo o país, a 13ª edição do evento apresentará 17 longas-metragens inéditos e recentes, um clássico da cinematografia francesa – Papai Noel é um Picareta (1982) – uma produção em homenagem aos 400 anos do dramaturgo Molière – As Aventuras de Molière (2007) – e sete séries. Sem mais demora, vamos à relação completa? Siga o fio!

Gilles Lellouche (Ator)

Mais famoso nome da lista, Lellouche possui sete indicações ao prêmio César. Além disso, recebeu um troféu Gras Savoye concedido pelo Festival de Cannes 2003 por seu trabalho como ator e realizador do curta Pourkoi… passkeu (2002). Considerado um dos grandes astros de sua geração na França, é famoso por filmes como Não Conte à Ninguém (2006) e Um Banho de Vida (2018). No Varilux deste ano, irá apresentar três filmes nos quais é protagonista: Kompromat (2021), O Destino de Hoffman (2022) e Golias (2022).

Carine Tardieu (Cineasta)

Tendo começado sua carreira em 2003, comandando o curta Les baisers des autres, logo foi premiada no European Film Awards 2004. Obteve reconhecimento e o apoio do ator e produtor Christophe Rossignon, que produziu o seu primeiro longa-metragem, A Cabeça da Mamãe (2007). De lá para cá, vieram outros três longas. O último deles, Os Jovens Amantes (2022), com Fanny Ardant, será apresentado pela cineasta ao público brasileiro.

Jérôme Salle (Cineasta)

Indicado ao César de Melhor Filme de Estreia em 2006, ganhou fama por dirigir o drama policial Anthony Zimmer: A Caçada, em 2005. Talvez você não conheça tal filme, mas provavelmente assistiu ao remake hollywoodiano O Turista (2010), com Johnny Depp e Angelina Jolie. Além deste, Jérôme comandou o elogiado A Odisséia (2016). Salle estará no Varilux para exibir seu mais novo trabalho, Kompromat (2021).

Diastème (Cineasta)

Apesar do codinome, trata-se de Patrick Asté. Foi destaque dos festivais de Toronto e Veneza, entre 2015 e 2019. Após se destacar pela comédia dramática Julho Agosto (2016), vem ao Varilux representando seu novo longa: O Mundo de Ontem (2021).

Eric Gravel (Cineasta)

Canadense radicado na França, Gravel já dirigiu dois curtas e dois longas. Com passagem celebrada no Festival de Tribeca por Eau Boy, em 2008, chega ao Brasil para exibir o longa Contratempos (2022).

Régis Roinsard (Cineasta)

Com uma filmografia que vem desde 1998, Roinsard ficou conhecido por dirigir a comédia romântica A Datilógrafa (2012) e o suspense Os Tradutores (2019). Dono de uma indicação ao César, estará no Brasil para divulgar Esperando Bojangles (2021).

Jean-Philippe Amar (Cineasta)

Eis o primeiro profissional da TV da lista. Após trabalhar com documentários, o autor e diretor Jean-Philippe Amar migrou para a ficção a partir o seriado adolescente Sweet Dreams, em 2009. No Brasil, apresentará a série As Sentinelas (2022).

Antoine Lacomblez (Roteirista)

Figura carimbada do cinema e da TV, Lacomblez escreveu mais de 30 filmes para ambos formatos. Com projetos como Oriana (1985) e Slalom: Até o Limite (2020) em sua longa carreira, atravessará o atlântico para apresentar a minissérie Jogos de Poder (2018-2019).

Alexandre Piel (Produtor)

Atuante da televisão desde 1997, nos últimos dez anos, trabalhou principalmente com Jean-Xavier de Lestrade, com quem escreveu, entre outros trabalhos, a minissérie Três Vezes Manon (2019). Vem ao Varilux para as exibições das séries Jogos de Poder (2018-2019) e A Corda (2021).

Soizic Gelbard (Produtora)

Se destacou por produzir a série Going to Brazil (2016). Em terras nacionais, estará representando a Gaumont, companhia francesa de produção cinematográfica fundada em 1895.

Isabella Barsumian (Distribuidora)

Por fim, temos Isabella Barsumian. Nascida na Venezuela em uma família hispano-armênia. se mudou para a França em 2012, onde estudou cinema e administração na Sorbonne. Atualmente ocupa o cargo de vendedora internacional responsável pela América Latina, Península Ibérica e trabalha em apoio às vendas na Itália. Estará por aqui representando a série As Sentinelas (2022).

E aí? Gostaram dos nomes? Não esqueçam que, pra variar, em 2022, o Papo de Cinema estará de olho em tudo o que vai acontecer no Varilux. Bora conferir essa maratona de cinema francês? Fique ligado!

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Fanático por cinema e futebol, é formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Feevale. Atua como editor e crítico do Papo de Cinema. Já colaborou com rádios, TVs e revistas como colunista/comentarista de assuntos relacionados à sétima arte e integrou diversos júris em festivais de cinema. Também é membro da ACCIRS: Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul e idealizador do Podcast Papo de Cinema. CONTATO: victor@papodecinema.com.br