Festival Varilux 2023 :: Brigitte Bardot é celebrada como musa da 14ª edição

Publicado por
Victor Hugo Furtado

Uma das maiores estrelas da cultura pop francesa foi escolhida como símbolo do Festival Varilux 2023. Na 14ª edição do evento, Brigitte Bardot não só é inspiração para as artes do festival, mas também é figura carimbada na relação de títulos selecionados. Num destes, BB é tema da minissérie Brigitte Bardot (2023), na qual a novata Julia de Nunez, de 23 anos de idade, assume a responsabilidade de encarnar a sex symbol em seis episódios da produção. A trama, desenvolvida por Christopher Thompson e Danièle Thompson, narra a ascensão de Brigitte na França do pós-guerra, entre 1949 e 1959, dos seus 15 até os 25 anos.

Julia de Nunez em Brigitte Bardot (2023).

Além do seriado, dois clássicos da carreira da atriz também podem ser conferidos. O primeiro é E Deus Criou a Mulher, de Roger Vadim, filme de 1956 que lançou Bardot ao estrelato mundial. Na época, a trama causou escândalo na Europa e imediatamente transformou BB numa sensação nos EUA, onde a obra foi condenada pela Liga da Decência Católica por ultrapassar os limites da representação da sexualidade no cinema. Além disso, o longa é um dos responsáveis pela popularização mundial do biquíni, traje até então contestado pelo conservadorismo da sociedade. Já o segundo é O Desprezo, baseado no livro Il Disprezzo, de Alberto Moravia. A empreitada é comandada por ninguém menos que Jean-Luc Godard.

BB no auge de sua fama, nos anos 1960.

LEIA MAIS
Festival Varilux 2023 :: Os Três Mosqueteiros: Milady será exibido em sessão especial no RJ
Festival Varilux 2023 :: Destaques dos mais importantes festivais do mundo estão na seleção. Confira!
Festival Varilux 2023 :: Começa a 14ª edição do maior evento de cinema francês no Brasil

Realizado pela produtora Bonfilm, o Festival Varilux conta com os patrocínios da Essilor/Varilux e a Pernod Ricard/Lillet, além do apoio Ministério da Cultura, da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, da Secretaria Municipal de Cultura, bem como  suporte da Embaixada da França no Brasil e das Alianças Francesas espalhadas pelo país. Não esqueça! O Papo de Cinema está de olho em tudo o que acontece na 14ª edição do Festival Varilux de Cinema Francês. Fique ligado aqui no site e também em nossas redes sociais.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Fanático por cinema e futebol, é formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Feevale. Atua como editor e crítico do Papo de Cinema. Já colaborou com rádios, TVs e revistas como colunista/comentarista de assuntos relacionados à sétima arte e integrou diversos júris em festivais de cinema. Também é membro da ACCIRS: Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul e idealizador do Podcast Papo de Cinema. CONTATO: victor@papodecinema.com.br