Nem é novidade! Brigitte Bardot é a inspiração maior do Festival Varilux de Cinema Francês 2023, estampada em artes, retratada em série e presente em clássicos. Entretanto, outro astro, bem mais silencioso, é um dos destaques da programação deste ano. Trata-se de Vincent Macaigne, cineasta e ator francês. O premiado artista de 45 anos de idade está presente em três títulos da edição deste ano. A seguir, fique com a relação de obras do Varilux 2023 estreladas por Macaigne e, na sequência, mais detalhes sobre sua carreira.
A Musa de Bonnard (2023)
Sinopse: A vida do pintor francês Pierre Bonnard (Macaigne) e de sua esposa, Marthe de Méligny (Cécile de France), ao longo de cinco décadas. O homem que seu país natal apelidou de “pintor da felicidade” não seria o pintor que todos conhecem sem a enigmática Marthe, que ocupa quase um terço da sua obra.
Curiosidades: Festival de Cannes 2023: première mundial;
O Renascimento (2023)
Sinopse: Dono de uma galeria de arte, Arthur Forestier (Macaigne) representa Renzo Nervi (Bouli Lanners), um pintor em plena crise existencial. Os dois homens sempre foram amigos e, apesar de todos os contratempos, o amor pela arte os une. Sem inspiração há vários anos, Renzo gradualmente afunda em um radicalismo que o torna incontrolável. Para salvá-lo, Arthur desenvolve um plano ousado que acabará testando sua relação. Até onde você iria pela amizade?
Curiosidades: Remake do argentino Minha Obra Prima (2018), escrito por Andrés Duprat e Gastón Duprat;
Crônica de Uma Relação Passageira (2022)
Sinopse: Durante uma festa, Charlotte (Sandrine Kiberlain), mãe solteira, conhece Simon (Macaigne), um homem casado. Este novo casal concorda em se ver apenas por diversão, sem vivenciar nada além. Porém, essa relação sem futuro fica perturbada quando novos sentimentos aparecem.
Curiosidades: Festival de Cannes 2022: seleção oficial (Palma Queer), 46ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo (2022): seleção oficial;
Quem é Vincent Macaigne?
Natural de Paris, começou sua carreira no teatro e estudou dramaturgia na Universidade Pantheon-Sorbonne. Aos 20 anos, estreou como ator no telefilme Os Amantes do Túmulo (1998), do canal FR 2. Na tela grande, debutou em La répétition (2001). Iniciou uma trajetória de sucesso no cenário europeu após lançar o curta Ce qu’il restera de nous (2012). Já foi indicado ao Prêmio César, o “Oscar Francês”, em seis oportunidades (a mais recente, justamente por Crônica de uma Relação Passageira). Ademais, teve passagens destacadas em festivais renomados, como Locarno e Mar del Plata, com filmes como A Batalha de Solférino (2013) e Dom Juan & Sganarelle (2015), respectivamente.
LEIA MAIS
– Festival Varilux 2023 :: Brigitte Bardot é celebrada como musa da 14ª edição
– Festival Varilux 2023 :: Destaques dos mais importantes festivais do mundo estão na seleção. Confira!
– Festival Varilux 2023 :: Começa a 14ª edição do maior evento de cinema francês no Brasil
Realizado pela produtora Bonfilm, o Festival Varilux conta com os patrocínios da Essilor/Varilux e a Pernod Ricard/Lillet, além do apoio Ministério da Cultura, da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, da Secretaria Municipal de Cultura, bem como suporte da Embaixada da França no Brasil e das Alianças Francesas espalhadas pelo país. Não esqueça! O Papo de Cinema está de olho em tudo o que acontece na 14ª edição do Festival Varilux de Cinema Francês. Fique ligado aqui no site e também em nossas redes sociais.
Últimos artigos deVictor Hugo Furtado (Ver Tudo)
- Ryan Reynolds :: Ator teria debochado de Justin Baldoni em Deadpool & Wolverine - 10 de janeiro de 2025
- Emilia Pérez :: Entenda a polêmica em torno do filme escolhido pela França para o Oscar 2025 - 10 de janeiro de 2025
- Interestelar :: 10 anos depois, premiado filme de Christopher Nolan retorna aos cinemas! - 10 de janeiro de 2025
Deixe um comentário