Festival Varilux 2024 :: Começa a 15ª edição do evento dedicado ao cinema francês

Publicado por
Marcelo Müller

O Festival Varilux de Cinema Francês 2024 começa nesta quinta-feira, 07, e vai até o dia 20 em mais de 60 cidades e 110 salas de cinema espalhadas pelo Brasil. Ao todo serão exibidos 20 longas-metragens. Como de costume, o evento contará com a presença de uma deleção internacional para acompanhar a programação. Já estão por aqui o roteirista Marc Salbert, de Apenas Alguns Dias (2023); o ator Raphaël Personnaz, de Bolero: A Melodia Eterna (2023); o diretor Matthieu Delaporte e o ator Patrick Mille, de O Conde de Monte Cristo (2023); as atrizes Marie-Josée Croze e Jeanne Boudier, de Madame Durocher (2024); e o diretor Xavier Legrand de O Sucessor.

O Festival Varilux de Cinema Francês 2024 contará com cobertura completa do Papo de Cinema. Inclusive, conversamos com todos os membros da comitiva francesa e ao longo da próxima semana você vai poder conferir esses bate-papos no site. Fique ligado!

LEIA MAIS
Cobertura :: 15º Festival Varilux de Cinema Francês (2024)
Festival Varilux 2024 :: RJ e SP terão atividades gratuitas na 15ª edição do evento
Festival Varilux 2024 :: Anunciados todos os filmes e convidados estrangeiros da 15ª edição

FESTIVAL VARILUX 2024: PALAVRA DE CURADORES

“O festival festeja 15 anos de luta pela diversidade cultural no Brasil. Ao longo desses anos, o panorama audiovisual mudou bastante e os filmes independentes são infelizmente cada vez mais raros nas salas de cinema. Contudo, a atração exercida pelo Festival não diminuiu, o que para nós é um grande motivo de orgulho”, afirmam Emmanuelle e Christian Boudier, diretores e curadores do Festival Varilux.

CONFIRA TAMBÉM
– Podcast Papo de Cinema
(YouTube e principais players de áudio)

FESTIVAL VARILUX 2024: OS DESTAQUES

Além da exibição de O Sol Por Testemunha (1960), em virtude à homenagem que o evento faz a Alain Delon, o Festival Varilux de Cinema Francês 2024 tem seu seu cardápio O Sucessor (2023), novo filme de Xavier Legrand, o mesmo diretor do premiado Custódia (2017); Selvagens (2024), animação do mesmo diretor de Minha Vida de Abobrinha (2016); os dois longas-metragens mais recentes do cineasta Quentin Dupieux; um documentário sobre um dos ícones da Nouvelle Vague; além da nova superprodução dirigida por Alexandre de La Patellière e Matthieu Delaporte com base num livro de Alexandre Dumas.

A lista completa dos filmes selecionados para o Festival Varilux de Cinema Francês 2024 você encontra clicando aqui.

Festival Varilx 2024 – O Conde de Monte Cristo

FESTIVAL VARILUX 2024: ATIVIDADES GRATUITAS NO RJ

Convidado do Festival Varilux de Cinema Francês, o crítico de cinema e ex-diretor da Cahiers du Cinéma Jean-Michel Frodon vai dar duas palestras na Cidade Maravilhosa. A primeira será nesta quinta-feira, 07, a partir das 19h, com o título As Herdeiras da Nouvelle Vague – O Cinema Feminino na França, às 19h, na Aliança Francesa de Botafogo (Rua Muniz Barreto, 730). Ele estará ao lado de Gabriela Carneiro da Cunha, ativista ambiental e sócia da Aruac Filme. Já na sexta-feira, 08, das 10h30 às 17h30, Frodon vai falar sobre crítica de cinema no Consulado Geral da França (Av. Pres. Antônio Carlos, 58).

Gostou do conteúdo sobre o Festival Varilux de Cinema Francês? Pois bem, então, fique ligado no Papo para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!

SIGA O PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook
YouTube | Letterboxd | Threads | BlueSky

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.