20220504 varilux logo papo de cinema 2

O Festival Varilux de Cinema Francês é tradicional no calendário de eventos brasileiros. Anualmente, a programação traz ao nosso país o que de mais destacado vem se fazendo na cinematografia francesa, uma das mais respeitadas do mundo. E o Varilux 2022 já tem data para acontecer: entre 21 de junho e 6 de julho. Os filmes selecionados ainda não foram divulgados, mas, de acordo com o release enviado à imprensa, essa 13ª edição do evento contará com dramas, comédias, suspense e animação, bem como com atividades paralelas, um clássico homenageado e a presença da delegação de talentos franceses que fará debates após algumas sessões no Rio de Janeiro e em São Paulo. “Nos dois últimos anos, trabalhamos arduamente para não perder o contato com o nosso público fiel: os amantes da filmografia francesa. Queremos nos reencontrar com todos novamente e conquistar novos espectadores para celebrarmos mais um ano nas salas de cinemas, o melhor lugar para consumir filmes. E esperamos ver todos novamente no festival”, enfatiza o diretor e curador do Varilux, Christian Boudier.

LEIA MAIS
Festival Varilux 2022 :: Inscrições abertas ao 5° Laboratório Franco-Brasileiro de Roteiros

O Festival Varilux de Cinema Francês é um dos únicos eventos que acontecem simultaneamente em dezenas de cidades do Brasil. Ainda não foi divulgada a relação de praças que receberão a programação neste ano, mas para se ter uma ideia, em 2021, mesmo com o Brasil ainda enfrentando à pandemia de Covid, 22 estados e o Distrito Federal receberam sessões em 49 cidades e 94 cinemas. A julgar pela arte da 13ª edição do Festival Varilux de Cinema Francês, um dos filmes da programação será o drama En attendant Bojangles (2021), estrelado por Virginie Efira e Romain Duris. E, claro, que o Papo de Cinema estará de olho em tudo o que vai acontecer no Varilux em 2022. Bora conferir essa maratona de cinema francês?  

20220613

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *