Festival Varilux em Casa chega à última semana

Publicado por
Bruno Carmelo

Em 2020, diante dos obstáculos impostos pela pandemia de Covid-19, o Festival Varilux de Cinema Francês decidiu expandir as suas atividades. Enquanto se prepara para uma edição oficial, ainda em 2020, organizou uma mostra paralela de quatro meses de duração, o Festival Varilux em Casa, exibindo os principais destaques dos anos anteriores.

Esta primeira parte do festival se encerra dentro de uma semana, em 27 de agosto, tendo ultrapassado a marca de 500 mil visualizações de filmes na plataforma oficial, e dois milhões de acessos no site oficial. “O grande número de filmes e a longa duração do festival permitiu ao público explorar mais a fundo a diversidade do cinema francês, filmes menos óbvios, de diretores jovens e com atores novos… Temos certeza de que isso vai reforçar o amor e o conhecimento do cinema francês entre o público que já o frequentava e também formar novas plateias”, explicaram os diretores do festival, Emmanuelle e Christian Boudier, em comunicado à imprensa.

 

 

LEIA MAIS
Festival Varilux em Casa exibe 50 filmes franceses gratuitos
Espírito de Família :: Comédia francesa sobre o luto divulga cartaz nacional (Exclusivo)
Martin Eden :: Confira cena inédita do filme italiano estrelado por Luca Marinelli (Exclusivo)

Entre as opções disponíveis na plataforma online se encontram filmes recentes estrelados por Isabelle Huppert (As Falsas Confidências, 2016, Branca como a Neve, 2019), Marion Cotillard (Rock’n’Roll: Por Trás da Fama, 2017, Um Instante de Amor, 2016) e Catherine Deneuve (A Loucura de Claire Darling, 2018, O Reencontro, 2017, O Ignorante, 2015). Além dos dramas e comédias, predominantes na seleção, há espaço para suspenses (Carnívoras, 2018, O Professor Substituto, 2018) e animações (Asterix e o Domínio dos Deuses, 2014, Um Gato em Paris, 2010).

Logo após o Festival Varilux em Casa, os organizadores da Bonfilm dão início à edição online do 8 1/2 Festa do Cinema Italiano, que traz 20 filmes gratuitos entre os dias 28 de agosto e 10 de setembro.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)