Em sua terceira edição, o FIC – Festival Internacional de Curtas Pangeia apresenta, de modo online e gratuito, dez curtas-metragens capazes de traçar um paralelo entre as culturas do Brasil, América Latina e África. O nome do evento faz referência à Pangeia, grande bloco terrestre existente antes da separação atual entre os continentes.
Selecionados entre 130 inscritos, os dez finalistas estão disponíveis por meio do canal do festival no YouTube, participando do voto popular até o dia 20 de novembro, às 16h. Foram selecionadas obras de Brasil, Moçambique e Equador, de até cinco minutos de duração cada. Todos os gêneros e temáticas eram permitidos, embora questões sociais e políticas tenham dominado as inscrições, segundo os organizadores.
LEIA MAIS
Cine Ceará 2020 :: Anunciados os curtas e longas das mostras competitivas
FRAPA 2020 :: Anunciados os curtas e roteiros premiados
9º Cinecipó – Festival do Filme Insurgente começa em 30 de novembro
“Nossa intenção é engajar as pessoas da periferia, então pensamos que a melhor forma do público escolher o vencedor é dando ‘like’ no curta que mais gostar. Dessa forma cada finalista terá que ativar suas redes sociais e assim gerar um diálogo com o público”, explicou Pauliana Reis, a diretora do festival. Descubra os filmes selecionados:
(Des)matamento, de Gunga Guerra (Brasil)
É Exatamente Isso!, de Rubia Bernasci (Brasil)
Nhandesy, de Graciela Guarani (Brasil)
Nossas Mães, de Preta Performance (Brasil)
Ontogenesis, de J. J. Nota (Moçambique)
Se Busca, de Marco López (Equador)
Se José Fosse Adeus, de Aryani Marciano (Brasil)
Somente Após o Descanso, de Sihan Félix (Brasil)
Trava Gira, de Jonas Júnior (Brasil)
Um Conto em Chita, de Eliane Flexa (Brasil)