Chega ao fim nesta terça-feira, dia 3 de abril, a etapa de filmagens em Pelotas do longa-metragem O Tempo e o Vento, do diretor Jayme Monjardim, baseado na obra do escritor gaúcho, Érico Veríssimo. Desde o dia 26 de março, foram aproximadamente 96 horas de trabalho no set localizado no sobrado da Charqueada da Costa, às margens do Arroio Pelotas. Na quarta-feira, 4 de abril, a equipe segue para Bagé, onde as filmagens serão realizadas até o dia 22 de maio, entre locações de campo e cenas na cidade cenográfica de Santa Fé.
Em Pelotas, foram filmadas todas as cenas protagonizadas por Fernanda Montenegro, que interpreta Bibiana aos 89 anos. Thiago Lacerda (Capitão Rodrigo), Kaic Crescente (Rodrigo Cambará, bisneto de Bibiana) e Vanessa Lóes (Maria Valéria) foram alguns dos atores que contracenaram com a atriz de renome no cenário dramatúrgico brasileiro. Também foram rodadas sequências protagonizadas por Marjorie Estiano (Bibiana jovem), Rafael Cardoso (Florêncio), Igor Rickli (Bolívar), Marat Descartes (Licurgo), Mayana Moura (Luzia), Fandango (Miguel Ramos), entre outros atores.
Em Bagé, serão feitas as cenas de Pedro Missioneiro (Martín Rodriguez e Matheus Costa), Ana Terra (Cléo Pires e Suzana Pires) e as sequências do início e do desenvolvimento da cidade de Santa Fé, passando pela chegada de Capitão Rodrigo (Thiago Lacerda), seu casamento com Bibiana (Marjorie Estiano, Janaína Kremer e Fernanda Montenegro) e demais acontecimentos que permeiam essa história que se desenrola ao longo de 150 anos. Entre as cenas “de campo” estão o rancho da família Terra, o amor de Ana Terra e Pedro Missioneiro e batalhas de guerra. As tomadas na cidade cenográfica mostrarão a evolução da cidade desde a chegada de Ana Terra e seu filho, Pedro Terra (Eduardo Correa, Rafael Tombini, Cacá Amaral), até os acontecimentos que levaram ao cerco ao sobrado dos Terra Cambará, em 1893, cerca de 100 anos depois.
As filmagens no Rio Grande do Sul seguem até 22 de maio. Após esta data, a última etapa será realizada nos estúdios do Polo Cinematográfico de Paulínia, interior de São Paulo.
Créditos das Fotos: Jayme Monjardim
Últimos artigos de (Ver Tudo)
- Top 10 :: Dia das Mães - 12 de maio de 2024
- Top 10 :: Ano Novo - 30 de dezembro de 2022
- Tendências de Design de E-mail Para 2022 - 25 de março de 2022
Bom Dia Ao ler a relação de gaúchos que participaram do filme, senti falta do nome da atriz Rita de Cácia Machado, formada em artes cenicas pela UFSM e que foi patroneze da mostra de cinema de Santa Maria em 2007. Hoje ela reside em Porto Alegre. Acho justo acrescentarem o nome dela na listagem. Ivete Felcker Pós - Graduada em História Social