A 12º edição do Filmambiente – Festival Internacional de Filmes Ambientais começa nesta quinta-feira, 03, e vai até o dia 09 de novembro no Espaço Itaú de Cinema (Praia de Botafogo, 316), na cidade do Rio de Janeiro. Portanto, o evento está retornando às atividades presenciais em 2022 depois de dois anos acontecendo online por conta dos protocolos sanitários impostos pela pandemia da Covid-19. A cerimônia de abertura dessa programação que une ecologia e cinema acontecerá a partir das 19h30 e contará com uma breve solenidade de apresentação, seguida da exibição de Uma Baía (2022), o mais recente longa-metragem do cineasta Murilo Salles, ele que estará presente na ocasião para conversar com a plateia imediatamente depois da projeção. Portanto, será uma oportunidade e tanto para trocar ideias com um dos mais experientes realizadores brasileiros em atividade.
LEIA MAIS
Filmambiente 2022 :: Evento de temática ambiental acontece no Rio de Janeiro e online
BrLab 2022 :: Evento encerra participação em Florianópolis projetando atividades de novembro
BrLab 2022 :: Confira um balanço da passagem do evento por Santa Catarina
Uma Baía é um documentário da categoria observacional, daqueles em que há uma renúncia do cineasta ao controle em prol de uma ideia de “espelho da realidade”. O longa-metragem registra o cotidiano da população do entorno da Baía da Guanabara. São pescadores, estivadores, catadores de mariscos, barbeiros, quilombolas e pedreiros que têm uma rotina difícil e às vezes insalubre num cenário que contempla algumas das questões ambientais que mais estão sendo discutidas na atualidade. Vale lembrar que o Filmambiente conta com o patrocínio da RioFilme, o apoio dos Consulados da Suíça e da França, da Cinemateca Francesa do Rio de Janeiro e a parceria da livraria Blooks, espaço onde serão realizados os debates programados após algumas exibições. Então, pessoal do Rio de Janeiro, não perca.
Também vale lembrar que se você não está no Rio de Janeiro e nos arredores, o 12º Filmambiente – Festival Internacional de Filmes Ambientais também chegará a você. Será possível assistir online aos curtas-metragens no site oficial do evento e ainda participar da votação para eleger o melhor filme de acordo com o público.
Últimos artigos deMarcelo Müller (Ver Tudo)
- O Deserto de Akin - 24 de novembro de 2024
- Mostra de Gostoso 2024 :: Seminário discute produção audiovisual nordestina - 24 de novembro de 2024
- Mostra de Gostoso 2024 :: Evento potiguar começa com discursos, emoção e casa cheia - 23 de novembro de 2024
Deixe um comentário