Nesta quarta-feira, 09, chega ao fim a 12ª edição do Filmambiente – Festival Internacional de Filmes Ambientais, evento que aconteceu de modo presencial no Rio de Janeiro e teve a sua programação de curtas-metragens também disponibilizada online para a apreciação do público que não estava na Cidade Maravilhosa. E pode ter certeza: será em clima de festa a cerimônia de encerramento desse festival que apresentou quase 30 filmes (entre curtas e longas-metragens) com temática ambiental e promoveu discussões sobre de que modos o cinema pode refletir sobre as questões tão importantes da nossa sociedade. A partir das 19h30, no Espaço Itaú de Cinema (Praia de Botafogo, 316), na cidade do Rio de Janeiro, acontecerá a entrega dos prêmios de Melhor Filme, Direção, Fotografia e Montagem, dados pelo júri especializado, além do prêmio do público para o Melhor Filme.

LEIA MAIS
Filmambiente 2022 :: Curtas estão disponíveis online e gratuitamente
Filmambiente 2022 :: Evento terá sessão seguida de debate neste sábado com Ailton Krenak
Filmambiente 2022 :: Abertura terá novo filme de Murilo Salles e bate-papo com o diretor

Logo depois da festividade, será exibido o premiado documentário O Território (2022)coprodução Brasil/EUA/Dinamarca, ganhador do Prêmio do Público no Festival de Sundance 2022, que mostra a luta de um jovem líder indígena e de seu mentor para proteger a floresta e um grupo de isolados que vive nas profundezas da mata, quando uma rede de agricultores brasileiros se apodera de uma área protegida na floresta amazônica. Vale lembrar que a entrada na sala para conferir a cerimônia e a sessão do filme é gratuita. Basta pegar o ingresso um pouco antes da atividade, mas lembre-se: essa disponibilidade é sujeita à lotação da sala. Então, não perca a oportunidade de garantir a sua presença na festa de encerramento da 12ª edição do Filmambiente – Festival Internacional de Filmes Ambientais.

Cena de “O Território”
As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *