Em virtude dos protocolos de distanciamento impostos pela pandemia da Covid-19, muitos festivais de cinema migraram parcial ou integralmente ao âmbito online por um bom tempo. E certamente isso abriu novas perspectivas, especialmente aos eventos que se beneficiaram com a participação de um público mais diverso que não poderia se fazer presente nas programações. Por exemplo, mesmo retornando neste ano às atividades presenciais, o Filmambiente – Festival Internacional de Filmes Ambientais (que acontece até esta quarta-feira, 09) conta com uma programação virtual especialmente montada para integrar quem não está acompanhando as sessões no Rio de Janeiro. É possível assistir remotamente aos curtas-metragens e ainda participar da votação para eleger o melhor filme de acordo com o público. Os curtas estão sendo exibidos gratuitamente no site oficial do evento (que você pode acessar clicando aqui).

LEIA MAIS
Filmambiente 2022 :: Evento terá sessão seguida de debate neste sábado com Ailton Krenak
Filmambiente 2022 :: Abertura terá novo filme de Murilo Salles e bate-papo com o diretor
Filmambiente 2022 :: Evento de temática ambiental acontece no Rio de Janeiro e online

Ao todo, a seleção de curtas-metragens selecionados para a mostra competitiva do Filmambiente – Festival Internacional de Filmes Ambientais contempla 15 títulos, todos com alguma temática/abordagem ligada às questões da preservação ambiental. Entre os destaques, há filmes brasileiros, como Cinzas do Pantanal (2021), de Mariana Marques, um vislumbre sobre o importante bioma brasileiro que tem a sua biodiversidade colocada em risco pela exploração desenfreada; e produções estrangeiras, tais como o premiadíssimo O Grande Verde (2021), documentário francês dirigido por Massoni Laurenzoc, que, segundo a sua sinopse oficial, mostra “O último sitio de corte da árvores de Jeanne destruído por ativistas ambientais. Enquanto ela tenta salvar parte do equipamento, acaba presa no primeiro galho de uma árvore centenária, a 30 metros de altura. Sua única esperança é conseguir escalar até mais alto para encontrar sinal de telefone e chamar ajuda”. 

O que você está esperando para conferir os filmes gratuitamente  e ainda ajudar a escolher o melhor na opinião do júri popular?

Cena de “O Grande Verde”
As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *