20221031 filmambiente papo de cinema

Estão abertas as inscrições para o 13º Filmambiente – Festival Internacional de Filmes Ambientais, evento que acontecerá no Rio de Janeiro e Niterói de 22 a 28 de agosto com sessões e atividades gratuitas. Aos interessados em submeter seus filmes à curadoria, o prazo vai até 15 de maio. Então, se você tem algum trabalho de cunho ambiental, essa é uma ótima chance para o exibir dentro da programação que se notabilizou ao longo dos anos pela interseção entre cinema e preocupação social. Podem participar produções de longa e curta metragens finalizadas nos últimos dois anos, inéditos no Brasil e on-line. As inscrições devem ser nas plataformas Filmfreeway e FestHome, ambas acessadas por meio do site do festival. Mas, antes, confira o regulamento completo clicando aqui. A seleção será anunciada no mês de junho.

LEIA MAIS
Bonito CineSur :: Festival abre inscrições para a mostra competitiva de 2024
Visões Lab 2024 :: Período das inscrições ao laboratório audiovisual é prorrogado
Curta Taquary 2024 :: Evento pernambucano divulga os vencedores da sua 17ª edição

20221101 vento na fronteira papo de cinema banner
Cena de “Vento na Fronteira”, destaque na edição passada

O Filmambiente – Festival Internacional de Filmes Ambientais é considerado uma referência de evento preocupado com as causas ambientais, algo que ganha cada vez mais protagonismo no debate público por conta dos constantes efeitos do aquecimento global, entre outros resultados negativos da relação predatória do ser humano com a natureza. Pela primeira vez, em 2024 o evento contará com uma mostra competitiva nacional de longas-metragens, algo justificado pelos organizadores como reflexo natural do crescimento de filmes motivados por indagações ecológicas. Serão premiados, além do melhor longa metragem do evento, escolhido pelo público, os melhores longas nacionais e internacionais e os melhores curtas produzidos no período, nas categorias de filme, direção, montagem e fotografia.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *