Acontece nesta terça-feira, 27, no Cinesystem Botafogo (Praia de Botafogo, 316), no Rio de Janeiro, a premiação da 13ª edição do Filmambiente, evento notabilizado no calendário brasileiro por dar visibilidade a filmes de temática ambiental. Ao todo, neste ano o evento projetou 58 produções, sendo seis estreias mundiais, sete estreias nacionais, cinco estreias americanas, sete estreias latino-americanas, três estreias sul-americanas, além de dois painéis temáticos e da presença de diretores e produtores em algumas sessões. Pela primeira vez Niterói também sediou a programação que tradicionalmente acontece na Cidade Maravilhosa.
LEIA MAIS
– Filmambiente 2024 :: Abertas as inscrições para a 13ª edição do evento
– Filmambiente 2022 :: Caminhar Sobre a Água vence o festival. Confira os premiados
– Mostra de São Paulo :: Storyboard de Satyajit Ray estampa cartaz da 48ª edição do evento
OUTRAS NOVIDADES E SESSÃO ESPECIAL
Pela primeira vez o Filmambiente contou com uma mostra competitiva de longas-metragens brasileiros (seis filmes concorreram) e longas internacionais (foram cinco os competidores). Na seara dos curtas-metragens, 19 produções disputaram o prêmio principal. Dentre os recortes não competitivos, houve a mostra Pela Natureza (apresentou 11 filmes), seis estiveram na mostra Racismo Ambiental e outros cinco na mostra Panorama. A cerimônia de encerramento do evento contará com a projeção de La Ilusión de la Abundancia (2023), no qual Bertha, Carolina e Máxima lideram uma resistência contra grandes empresas extrativas na América Latina. Elas sublinham os impactos do desenvolvimento sobre as comunidades locais e o meio ambiente. O longa foi exibido no Bonito CineSur: Festival de Cinema Sul-Americano de Bonito 2024 e foi premiado com o Troféu “Mujeres en Escena” (Cacto de Prata) no Festival de Málaga 2024.
Mesmo que a cerimônia de premiação aconteça nesta terça-feira, 27, a quarta-feira, 28, contará com ainda mais duas sessões do evento. No mesmo local da festa de encerramento será projetado a partir das 19h Proibido a Cães e Italianos (2023) e a partir das 21h Great Yarmouth: Figuras Provisionais (2022).
OS VENCEDORES DA 13ª EDIÇÃO
LONGAS-METRAGENS BRASILEIROS
Melhor Filme: Amazônia: A Nova Minamata?
Melhor Direção: Jorge Bodanzky, por Amazônia: A Nova Minamata?
Melhor Montagem: Priscilla Brasil, por Não Haverá Mais História sem Nós
Melhor Fotografia: Beto Martins, por Rua Aurora: Refúgio de Todos os Mundos
Prêmio Especial do Júri: Escute: A Terra Foi Rasgada
Melhor Filme do Júri Popular: Escute: A Terra Foi Rasgada
Edit: Matéria atualizada em 29/08 com a lista dos vencedores.
SIGA O PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook | YouTube | X | Letterboxd
Últimos artigos deMarcelo Müller (Ver Tudo)
- A Verdadeira Dor - 10 de janeiro de 2025
- Gente do Xingu :: Série do Coletivo Kuikuro inicia filmagens com equipe 70% indígena - 10 de janeiro de 2025
- Aqui :: Protagonistas de Forrest Gump se reúnem após 30 anos. Novo filme tem maquiagem digital feita com inteligência artificial - 10 de janeiro de 2025
Deixe um comentário