A galera do Rio de Janeiro, da região metropolitana e das cidades vizinhas está ligada na realização do 12º Filmambiente – Festival Internacional de Filmes Ambientais, de 03 a 09 de novembro, com exibições completamente gratuitas no Espaço Itaú de Cinema (Praia de Botafogo, 316), na Cidade Maravilhosa. Pois, então queremos chamar a atenção para a programação especial que acontecerá neste fim de semana para quem puder acompanhar presencialmente as atividades. Neste sábado, 05, a partir das 19h30, além da exibição de curtas-metragens, o evento traz uma sessão especialíssima de Pisar Suavemente na Terra (2022), documentário coproduzido internacionalmente que mostra três importantes lideranças indígenas falando sobre a difícil missão de manter suas tradições vivas diante de diversos perigos à sua existência. Logo depois da projeção, o evento promove um bate-papo especialíssimo entre o diretor Marcos Colon e o filósofo, poeta, escritor e ativista do movimento socioambiental Ailton Krenak. O debate acontecerá na livraria Blooks, anexa ao ambiente dos cinema onde a exibição acontecerá. Vale lembrar que os ingressos são gratuitos, mas sua disponibilidade está sujeita à lotação da sala.

LEIA MAIS
Filmambiente 2022 :: Abertura terá novo filme de Murilo Salles e bate-papo com o diretor
Filmambiente 2022 :: Evento de temática ambiental acontece no Rio de Janeiro e online
DOCSP 2022 :: Seminários online com Gabriel Uchida e Vincent Carelli. Açucena disponível

Já no domingo, 06, também a partir das 19h30, será exibido o programa que conta com o documentário franco-belga Caminhar Sobre a Água (2021). O tema do longa-metragem é a questão hídrica, que se torna dramática em diversos territórios, certamente fruto de preocupações crescentes da comunidade científica mundial. Vemos Houlaye que, aos 12 anos de idade, vive numa em Tatis, Nigéria. Ela anda vários quilômetros diariamente para buscar água. No entanto, duzentos metros abaixo da superfície, existe um aquífero de um tamanho além da imaginação dos habitantes da vila. É então que sua tia Suri convence um ONG a construir um poço na vila. É a promessa de uma nova vida para esses homens e mulheres que, sem saber, vêm andando sobre a água desde sempre.

Cena de “Caminhar Sobre a Água”

Vale lembrar que se você não está no Rio de Janeiro e nos arredores, o 12º Filmambiente – Festival Internacional de Filmes Ambientais também chegará a você. Será possível assistir online aos curtas-metragens e ainda participar da votação para eleger o melhor filme de acordo com o público. Então, bora curtir um cineminha e ainda pensar sobre coisas sensíveis para a manutenção da vida na Terra?

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *