Baile Perfumado (2016) é considerado um divisor de águas no cinema pernambucano, marcando a retomada da atividade cinematográfica no estado após 20 anos de pausa. A produção foi a grande vencedora da 29º edição do mesmo evento, tendo recebido os Candangos de Melhor Filme, Cenografia e Ator Coadjuvante (Aramis Trindade). A obra também foi selecionada para o Festival de Toronto de 1997 e premiada no 3° Prêmio Guarani de Cinema Brasileiro como Melhor Fotografia.
Na trama, o jovem comerciante libanês Benjamim Abrahão sai de sua terra, cruza o Atlântico, e se estabelece em Recife no final da primeira década do século 20. Como mascate, atravessa o sertão, chegando a Juazeiro do Norte, onde se torna o homem de confiança do Padre Cícero. Em 1929, quando conhece Virgulino Ferreira, o Lampião, começa uma vida de cangaceiro. Duda Mamberti, Luiz Carlos Vasconcelos e Chico Diaz também estão no elenco.
O Festival de Brasília do Cinema Brasileiro acontece de 20 a 27 de setembro no Cine Brasília (EQS 106/107 – Asa Sul, Brasília), e será presidido pelo Secretário de Cultura do Distrito Federal, Guilherme Reis, com coordenação geral de Sérgio Fidalgo (Coordenador de Audiovisual), tendo Graça Coutinho (artista plástica) como coordenadora adjunta. O evento é o mais antigo do gênero no Brasil.
(Fonte: Objeto Sim)