A trama gira em torno de Malony, um garoto com problemas disciplinares, e de sua educação dos 6 aos 18 anos de idade, período no qual um juiz da vara da infância e um assistente social tentam salvá-lo. Filmado nas regiões de Nord-Pas de Calais, Ródano Alpes e Paris, o filme conta com a participação da premiada Catherine Deneuve e dos atores Benoit Magimel, Sara Forestier e do jovem Rod Paradot, que interpreta o personagem principal.
Emmanuelle Bercot tem se tornado mais conhecida nos últimos anos como roteiritista-diretora. Estreou com o curta Les Vacances (1997), premiado em Cannes. Pelo seu primeiro longa, Clément (2001), foi premiada, também em Cannes, na mostra Um Certo Olhar.
Segundo a organização, a escolha do filme pode ser surpreendente se comparada com a de outros filmes selecionados para abrir o festival. “É um claro reflexo da nossa vontade de ver a abertura do Festival com uma obra diferente, que é ao mesmo tempo forte e comovente. O filme de Emmanuelle Bercot faz importantes declarações sobre a sociedade contemporânea, de acordo com o cinema moderno. O filme foca em questões sociais universais, o que o torna perfeito para o público mundial de Cannes” declarou Thierry Frémaux, delegado-geral do evento. O filme ainda quebra outro jejum, o de dez anos sem uma produção francesa na abertura da programação. O último foi Lemming: Instinto Animal (2005), de Dominik Moll. Nas últimas edições, tomaram a dianteira grandes lançamentos de nomes mais conhecidos do cinema, como Meia-noite em Paris (2011), de Woody Allen, Moonrise Kingdom (2012), de Wes Anderson, O Grande Gatsby (2013), de Baz Luhrmann, e Grace de Mônaco (2014), de Olivier Dahan.
A seleção oficial será anunciada na próxima quinta-feira (16), mas ainda não está decidido se La Tête Haute irá ser exibido dentro ou fora da competição oficial. No Brasil, o filme será distribuído pela Mares Filmes, porém ainda não há uma data marcada para a estreia no país.
(Fonte: Assessoria de Imprensa Mares Filmes)