Nesta quinta-feira, 1 de abril, foi publicada no Diário Oficial da União a rejeição da prestação de contas de cinco filmes brasileiros: Maria: Mãe do Filho de Deus (2003), Xuxa Abracadabra (2003), Irmãos de Fé (2004), O Cavaleiro Didi e a Princesa Lili (2006) e O Guerreiro Didi e a Ninja Lili (2008). As informações são do site Farofafá, da Carta Capital.
Isso significa que a Agência Nacional do Cinema não reconhece a comprovação de gastos nestas produções, exigindo a devolução integral dos recursos, sob pena de cadastro na lista de inadimplentes. No entanto, cabe recurso – em casos anteriores, produtoras já conseguiram reverter a decisão da Ancine a respeito da prestação de contas de filmes realizados há mais de 15 anos.
LEIA MAIS
O que esperar de 2021 :: Parte 4 – Políticas Públicas
Filmes de Didi e Xuxa têm contas rejeitadas; Ancine exige devolução do dinheiro
Ex-ministro Osmar Terra vira réu por suspender edital LGBTQIA+ da Ancine
O atraso nas análises financeiras constitui um dos problemas mais graves da instituição atualmente. Vale lembrar que a Ancine nasceu com um passivo gigantesco de dossiês a avaliar, referentes aos anos anteriores, algo que as diversas gestões jamais conseguiram reparar, até pelo quadro insuficiente de funcionários. No entanto, as exigências draconianas feitas às produtoras, assim como as rejeições nem sempre justificadas pela Ancine, acentuam a impressão de perseguição aos profissionais do audiovisual brasileiro.
A Diler & Associados, produtora dos cinco filmes rejeitados, já havia recebido cinco outras respostas negativas quanto à prestação de contas. A empresa é responsável por grandes sucessos populares: Maria: Mãe do Filho de Deus, estrelado pelo Padre Marcelo Rossi, levou 2,3 milhões de pessoas aos cinemas. Já Xuxa Abracadabra atingiu a marca de 2 milhões de espectadores.
Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)
- O Dia da Posse - 31 de outubro de 2024
- Trabalhadoras - 15 de agosto de 2024
- Filho de Boi - 1 de agosto de 2024
Deixe um comentário