Mais uma semana de estreias excelentes no catálogo da Filme Filme, empresa que se coloca no mercado não estritamente como um serviço de streaming, mas enquanto uma comunidade formada por pessoas interessadas em experiências cinematográficas diversas. Bacana, né? A partir desta quinta-feira, 07 de maio, mais três exemplares de peso passam a ser oferecidos a preços módicos (R$ 6,00 cada), bem abaixo dos praticados pelos selos similares, o que confere ao espectador uma autonomia maior em relação ao custo/benefício. Para começo de conversa, na seção Festivais, um filme norte-americano bastante elogiado, protagonizado por um dos novos queridinhos de Hollywood. Depois, na ala Documentários, um exemplar brasileiro que esmiúça com muita consistência um dos processos mais polêmicos da recente vida política do nosso país. Por fim, mas não menos importante, outra produção brasileira, agora da categoria Populares, que aborda sonhos interrompidos pela truculência dos militares que assumiram o poder no Brasil por 21 anos por meio de um golpe. Ficou curioso? Confira as estreias desta semana da Filme Filme.
Paterson, de Jim Jarmusch
“Todo dia ele faz tudo sempre igual”. Este filme de Jim Jarmusch poderia ser sintetizado pelo verso inicial de Cotidiano, música de Chico Buarque. O protagonista vivido por Adam Driver é um motorista de ônibus que não luta contra a rotina, pois entende naturalmente que todas elas têm algum encanto. Enquanto dirige pela cidade, tomando contato com toda sorte de passageiros, acumula inspiração para escrever poemas. Ao chegar em casa, cumprimenta a esposa interpretada por Golshifteh Farahani, pega seu cachorro para passear e acaba o dia num bar local, sorvendo despreocupadamente sua cerveja. Jarmusch, um dos mais criativos diretores norte-americanos da seara independente, cria uma verdadeira poética do cotidiano num filme que transpira uma singeleza rara. Confira aqui a nossa crítica na íntegra.
O Processo, de Maria Augusta Ramos
Atualmente vivemos uma crise institucional, com trapalhadas governamentais se avolumando enquanto os casos de morte por COVID-19 apenas disparam. Alguns sustentam que um capítulo vital para chegarmos a esse estado lastimável tenha sido o processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff, através do qual a primeira mulher eleita democraticamente ao cargo máximo do Executivo foi extirpada de lá em meio a trâmites e alegações, no mínimo, de cunho duvidoso. A cineasta Maria Augusta Ramos busca compreender esse episódio histórico de perto, registrando movimentos de defesa, capturando um espírito que guiou a derrocada da líder popular. Imagens de votações, discussões, reuniões e afins servem para criar um painel desconsolador, mas de necessária ciência ampla. Confira aqui a nossa crítica na íntegra.
EXCLUSIVO :: Entrevista com Maria Augusta Ramos
O Outro Lado do Paraíso, de André Ristum
O segundo longa-metragem dirigido por André Ristum se passa no Brasil, no início da década de 1960, um período histórico conturbado. Idealista e sonhador, Antonio (Eduardo Moscovis) acredita que o melhor para sua família é mudar-se para a nova capital federal, Brasília, uma cidade ainda em construção. Impulsionado pelas promessas de um mundo novo, instigado pelo discurso reformista do então presidente João Goulart, ele se aproxima do ativismo político e da luta dos trabalhadores por direitos. Porém, quando o golpe militar impõe uma ditadura que duraria 21 anos, ele começa a se defrontar com a transformação de seus sonhos em pesadelos. O filme foi eleito o Melhor pelo Júri Popular do 43º Festival de Gramado. Confira aqui a nossa crítica na íntegra.
EXCLUSIVO :: Vídeo dos bastidores de O Outro Lado do Paraíso