20191209 fim de festa destaque

Feriado. Dia de preguiça. Clima ideal para curtir filmes, a fim de tornar mais gostoso esse breve intervalo na nossa correria, não é mesmo? Pois então, a Filme Filme dá aquela moral para a gente, trazendo três estreias de perfis muito diferentes, ou seja, oferecendo conteúdo para todos os gostos. E nesta quinta-feira, 11, todas as estreias falam a nossa língua. Para começo de conversa, um longa-metragem que passou recentemente pelos cinemas com a assinatura de um pernambucano arretado. Na sequência, um documentário multipremiado que acompanha personagens periféricos tendo sua rotina ressignificada pela música. Para fechar a fatura, uma comédia daquelas para dar boas risadas, dirigida por um verdadeiro especialista no gênero e protagonizada por grandes nomes do âmbito nacional. Ficou curioso? Então chega mais e confere um pouco sobre os filmes que desembarcam hoje na Filme Filme.

20200611 filme filme banner 11 06 papo de cinema

Fim de Festa, de Hilton Lacerda
Festival do Rio 2019: premiado como Melhor Filme (Longa de Ficção) e Roteiro.

“Há uma sensação de desconforto que percorre toda a narrativa (…)  Hilton Lacerda oferece um contraponto um tanto agridoce como resposta à esfuziante energia verificada em Tatuagem. Pode soar estranho num primeiro momento, mas acaba por fazer sentido, ainda mais num contexto histórico como o atual, em que cada passo adiante parece vir acompanhado de outros dois em retrocesso. Os olhos precisam estar abertos, mas nem tudo é digno da atenção de estranhos. Há o que precisa ser preservado, pois a intimidade segue valorosa. E é justamente esse o equilíbrio que urge em ser atingido, tanto na memória como no amanhã que está sendo construído hoje”. Confira a nossa crítica na íntegra.
EXCLUSIVO :: Entrevista com o ator Irandhir Santos;
EXCLUSIVO :: Entrevista com a atriz Suzy Lopes;

 

Fala Tu, de Guilherme Coelho
Festival do Rio 2003: premiado como Melhor Documentário e Melhor Direção
Festival de Berlim 2004: seleção oficial.

A música desempenha um papel fundamental, especialmente em núcleos empobrecidos e, por isso mesmo, marginalizados da sociedade. Fala Tu acompanha o cotidiano conturbado de três moradores da Zona Norte do Rio de Janeiro. Em comum, a paixão pelo rap. Durante os nove meses de filmagem, Macarrão, Togum e Combatente demonstram seus dramas, aspirações e projetam sonhos. A ideia do realizador é utiliza-los para construir um microcosmo sintomático desse desalento que acaba sendo arrefecido pelo potencial transformador da arte.

 

Loucas pra Casar, de Roberto Santucci
“Construído de uma maneira bastante convencional – a ação começa em uma situação extrema, para então retomar sua história meses antes e explicar, de forma didática, os eventos que levaram cada uma das personagens até aquele ponto – Loucas pra Casar é filme feito para ser assistido sem compromisso e, do mesmo jeito, ser esquecido logo em seguida. Ingrid Guimarães compõe com eficiência esse tipo de mulher insegura, em que tudo pode estar tão certo quanto errado, e Suzana Pires e Tatá Werneck defendem bem os tipos que lhes cabem”. Confira a nossa crítica na íntegra.

20200611 750x200 papo de cinema 11 06 filme filme

LEIA MAIS
Filme Filme :: Confira as estreias de 04 de junho
Filme Filme :: Confira as estreias de 28 de maio
Filme Filme :: Confira as estreias de 21 de Maio

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *