Antes de qualquer coisa: você já deu uma olhada na nova Filme Filme? Totalmente repaginada, a plataforma de streaming também está diferente quanto à forma de ter suas experiências cinematográficas. Agora, por apenas R$ 10 mensais o assinante tem acesso irrestrito ao catálogo dividido em quatro salas: Festivais, Documentários, Júri Popular e Curtas-metragens. Sim, a Filme Filme agora exibe uma seleção de curtas montada a dedo pela curadoria, ou seja, sai na frente quanto à valorização desse formato tão importante ao cinema. Nesta semana, estreiam quatro exemplares que demonstram bem a diversidade buscada pelos mentores da Filme Filme. Tem drama francês com elenco estelar; documentário com rastilhos de ficção sobre um momento histórico; curta tocando na relevante questão migratória; e uma comédia italiana das para “rachar o bico”. Curioso? Então confira esses lançamentos.
Em tempo: nesta quinta-feira, 27, teremos uma Live especial com o CEO da Filme Filme, Bruno Beauchamps, para falar sobre o novo momento da empresa. Confira os detalhes aqui: Live no Papo de Cinema com o CEO Bruno Beauchamps
FESTIVAIS
Os Fantasmas de Ismael, de Arnaud Desplechin
Com Charlotte Gainsbourg, Marion Cotillard, Mathieu Amalric e Louis Garrel
“O longa-metragem começa de forma interessante. Somos levados por diálogos rápidos, que nos dão conta de um tal de Ivan que não sabemos direito quem é. Parece importante, no entanto. Logo descobrimos que se trata de um filme dentro do filme – é a obra que Ismael está trabalhando sobre seu irmão. Logo depois, somos apresentados a Sylvia e a trama faz uma viagem rápida ao passado para sabermos como os dois se conheceram. Ágil, bem realizado, com ótimos atores, estes trechos iniciais dão conta do recado e prendem a atenção ao ir nos revelando, pouco a pouco, as diversas camadas da trama”. Confira nossa crítica completa.
DOCUMENTÁRIOS
Francofonia: Louvre sob ocupação, de Aleksandr Sokurov
“Sokurov utiliza vários dispositivos para construir Francofonia. Gravações de época, com destaque às imagens da capital francesa estranhamente esvaziada, fotografias e dramatizações, como as protagonizadas por Jacques Jaujard, diretor do Louvre, e o Conde Wolff-Metternich, general nazista em Paris, figuras essenciais para que a França tenha mantido seus tesouros a despeito da vontade dos alemães.(…) A sanha napoleônica pela arte de seus conquistados é mencionada e comentada pelo próprio, claro, um ator que percorre o Louvre reivindicando louros a seu personagem. Confira nossa crítica completa.
CURTAS-METRAGENS
Um Lugar ao Sul¸ de Gianluca Cozza
O curta documental de Gianluca Cozza apresenta como personagem o jovem Ame. Assim como muitos outros imigrantes ao redor do mundo, ele teve dificuldades ao chegar à cidade de Pelotas, no Rio Grande do Sul, mas alcançou o sonho de se tornar jogador de futebol. Numa viagem para defender seu novo clube, relembra os perrengues, a saudade de Senegal, as pessoas amadas deixadas para trás e reflete sobre o deslocamento.
JÚRI POPULAR
A Vida em Família, de Edoardo Winspeare
Com Gustavo Caputo, Antonio Carluccio, Claudio Giangreco e Celeste Casciaro
“Sem humor rasgado (com apenas uma ou outra sequência bonachona), Winspeare encontra equilíbrio na comédia e no drama ao humanizar seus personagens – este, aliás, os grandes trunfos do filme. Sem a redenção de cada um deles, o roteiro se tornaria sem alma ou escapista, mas há uma profundidade sobre a existência do ser humano que vai além da simples crítica à banalização do crime na Itália ou sobre a incompetência das autoridades que deveriam controlá-lo. É bonito ver Pati, traumatizado por matar um animal, se apegar à poesia para escrever sobre nada menos que o cão morto”. Confira nossa crítica completa.
Últimos artigos deMarcelo Müller (Ver Tudo)
- Ainda Estou Aqui :: Antes Argentina, depois França… o filme brasileiro está sofrendo hate? - 15 de janeiro de 2025
- Saga :: O Hobbit - 14 de janeiro de 2025
- Aqui :: Trailer, data de estreia e pôster do filme estrelado por Tom Hanks e Robin Wright - 14 de janeiro de 2025
Deixe um comentário