Filme Filme :: Confira as estreias de 28 de maio

Publicado por
Marcelo Müller

Quinta-feira já virou dia clássico aqui no Papo de Cinema. Isso porque nela, semanalmente, conferimos os filmes que chegam ao catálogo da Filme Filme nas seções Festivais, Documentários e Populares. Para quem ainda não sabe, essa excelente opção aos que desejam assistir ao melhor do cinema no conforto de casa tem uma forma diferente de disponibilizar os longas-metragens – em breve também curtas, então fique de olho. Cada exemplar custa R$ 6, ou seja, o cliente tem autonomia no que diz respeito ao valor investido, uma vez que apenas paga pelo que consome. Nesta semana, para variar (#ironia), as estreias estão para lá de interessantes. A começar por uma produção que remonta a uma história real repleta de música e energia juvenil. Na sequência, o documentário sobre um dos maiores atores do cinema brasileiro, vencedor de um Prêmio Guarani Honorário. Por fim, mas não menos importante, um dos mais elogiados filmes brasileiros recentes, nosso representante em premiações internacionais. Ficou curioso? Então chega mais e confere quais são essas produções que estreiam hoje na Filme Filme.

 

Verão, de Kirill Serebrennikov
Baseado numa história real, esse filme fez parte das seleções oficiais de importantes festivais como Cannes e Hamburgo, e foi exibido pela primeira vez no Brasil durante o Festival do Rio de 2018.

“A produção de Kirill Serebrennikov exala uma nostalgia festiva, conservando traços agridoces ao remontar a um passado em que a arte e a jovialidade faziam frente, mesmo que veladamente, ao regime em vigor. É uma ode ao próprio rock and roll, ao inconformismo que lhe é peculiar, com espaço generoso para execuções musicais em meio ao registro de fatos e personas reais. Visualmente, a estilização dá o tom da singularidade de Verão. Fotografado num bonito preto e branco, o filme ganha cores quando recorre a imagens supostamente do passado, utilizadas para ilustrar melhor a saudade que perpassa a urdidura da trama” Confira aqui a nossa crítica na íntegra.

 

Todos os Paulos do Mundo, de Rodrigo de Oliveira, Gustavo Ribeiro
Documentário que faz uma verdadeira investigação da obra enorme de Paulo José, um dos grandes atores de sua geração, aqui entendido a partir de mais de 30 filmes por ele estrelados.

“Mais do que uma homenagem à Paulo José – é, sim, devido a sua importância e envolvimento com os mais diversos momentos da nossa cinematografia, uma verdadeira aula de cinema e um tributo ao que de melhor foi feito na produção nacional nos últimos sessenta anos. Construído de forma inteligente, tem-se aqui um documentário que não apenas respeita a sua fonte de estudo, mas também a usa a seu favor, fazendo dela – ou dele – tanto meio quanto fim do olhar ao qual se propõem. (…) o filme deixa de lado qualquer viés mais didático para se revelar uma jornada íntima e pessoal pelo artista e pelo homem, renovando a todo instante a curiosidade e o interesse do espectador por esta figura singular no cenário artístico do país” Confira aqui a nossa crítica na íntegra.
EXCLUSIVO :: Entrevista com Rodrigo de Oliveira

 

Benzinho, de Gustavo Pizzi
Recentemente exibido pela primeira vez na televisão aberta, com ampla aceitação popular, esse filme foi o representante brasileiro no Goya, prêmio considerado o Oscar espanhol.

“Seja com o filho no colo na boia d’água ou passeando pela obra em construção à noite, tendo um ataque de nervos durante o feriado prolongado ou se emocionando durante uma formatura que em nada mudará sua vida, Irene é a alma e a verdade de BenzinhoKarine Teles oferece uma interpretação maiúscula, talvez a mais completa da sua já notória filmografia. A despeito disso, no entanto, esse é um filme que emociona pelo conjunto, conseguindo surpreender por se revelar ainda maior do que os seus (ótimos) talentos individuais. Falando de uma realidade tão pequena, quase medíocre, mas que se recusa a ser abafada, se comunica com o mundo, mostrando que laços, quando reais, não se desfazem diante uma mera questão de espaço e tempo” Confira aqui a nossa crítica na íntegra.
EXCLUSIVO :: Entrevista com Karine Teles
EXCLUSIVO :: Entrevista com Gustavo Pizzi
EXCLUSIVO :: Entrevista com Adriana Esteves

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.