O Processo, documentário de Maria Augusta Ramos, foi selecionado para a Mostra Panorama do Festival de Berlim 2018. A sessão ocorrerá no dia 21 de fevereiro, com a presença da diretora. O filme retrata os bastidores do processo que culminou no impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff em 31 de agosto de 2016.
“Fico muito feliz com a seleção para o Festival de Berlim e para a Panorama, uma mostra que já exibiu grandes filmes. É um dos mais importantes festivais do mundo e que pode ajudar a aumentar a visibilidade do filme no exterior. É também uma forma de contribuir para a afirmação da cinematografia brasileira e chamar a atenção para o momento atual do país”, afirma Maria Augusta.
Para realizar O Processo, a cineasta passou vários meses em Brasília, sua cidade natal, acompanhando cada passo do processo de impeachment. Ao todo, foram 450 horas de material filmado. Maria Augusta e equipe circularam pelos corredores do Congresso Nacional, filmaram coletivas de imprensa, registraram as votações na Câmara dos Deputados e no Senado e testemunharam bastidores pouco mostrados em noticiários.
O Festival de Berlim acontece na capital alemã entre os dias 15 e 25 de favereiro.
(Fonte: Primeiro Plano)