O premiado Hoje Eu Quero Voltar Sozinho conta a história de Leonardo, um adolescente cego que está em busca de seu lugar. A chegada de Gabriel, um novo aluno na sua escola, desperta sentimentos até então desconhecidos em Leonardo, fazendo-o redescobrir sua maneira de ver o mundo. Longa de estreia de Daniel Ribeiro, o filme conta com Guilherme Lobo, Fabio Audi e Tess Amorim no elenco. Premiado em Berlim, é o representando nacional oficial no Oscar 2015.
Casa Grande acompanha a vida de um casal da alta burguesia carioca que leva uma vida bastante confortável. Aos poucos vão à falência, mas ninguém sabe de seus problemas financeiros, nem mesmo o filho Jean. Para se manter, os dois cortam despesas e ele, que só se preocupava com garotas e vestibular, enfrenta pela primeira vez a realidade. Com direção de Fellipe Barbosa, o longa tem no elenco Thales Cavalcanti, Marcello Novaes, Suzana Pires e Alice Melo.
A coprodução Brasil/Argentina El Ardor mostra o xamã Kaí testemunhando um brutal ataque de forasteiros a uma fazenda de fumo. Então, ele passa a seguir de perto os criminosos em fuga e boicotá-los, determinado a salvar a herdeira das terras, levada como refém. Alice Braga, Gael García Bernal e Chico Diaz estrelam o filme de Pablo Fendrik.
Cantinflas (México), Zanahoria (Uruguai/ Argentina), Neruda (Chile), La Hora Azul (Peru), Boccaccerías Habaneras (Cuba), Volantín Cortao (Chile), Mr. Kaplan (Uruguai), Ruido Rosa (Colômbia), Feriado (Equador), Jauja (Argentina) e Manos Sucias (Colômbia/Estados Unidos) são os demais longas concorrentes.
(Fonte: Abraccine)