Depois de estrear no 46º Festival de Gramado, o curta-metragem Grito alçará voos internacionais em 2019. Vencedor do prêmio de Melhor Ator (Sirmar Antunes e Clemente Viscaíno) na Mostra de Curtas Gaúchos – Prêmio Assembleia Legislativa RS, o filme escrito e dirigido por Luiz Alberto Cassol fechou uma importante parceria com a rede Latinópolis, o que vai garantir a sua exibição comercial, num primeiro momento, em cinemas do Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia e México. Além de figurar em sessões do circuito convencional, a realização será distribuída em cinematecas, salas de arte, mostras, festivais e cineclubes. Há, ainda, a possibilidade da produção ser vista em Honduras, Guiana Francesa, Estado Unidos e Itália. E Cassol, experiente realizador, entende a parceria como uma importante etapa, especialmente quanto aos debates que o filme pode gerar:
“Penso que a trajetória do Grito está começando muito bem. Os filmes só completam seu ciclo a cada vez que chegam ao público, a cada nova sessão. O curta foi pensado para a tela grande e o convite da Latinópolis atinge em cheio esse circuito. A busca é para que o filme seja visto, discutido, que cada pessoa se aproprie da proposta apresentada e tenha a sua reflexão, seja ela qual for”.
Leia Mais :: Grandes Médicos + Grito :: Entrevista exclusiva com Luiz Alberto Cassol
As conversas para a inclusão de O Grito no catálogo da Latinópolis ocorreram diretamente entre Cassol e o diretor da distribuidora, o colombiano Juan Zapata: “O Juan Zapata havia visto o filme antes de sua apresentação no festival e trocamos uma série de impressões bem significativas sobre ele. Agora, lá em Gramado, durante o festival, o Juan me falou sobre o filme entrar no catálogo, também falou muito da reação que as pessoas tinham tido durante a exibição e tudo o que ouviu, depois fez o convite para que integrasse o catálogo”, afirma Cassol.
A produção teve início em 2017, e pontua a despedida como tema central. Grito tem realização da Filmes de Junho, Accorde Filmes e Convergência Produtora.
(Fonte: Phosphoros Novas Ideias)