Contando com nove sessões, a mostra evidencia como um mesmo evento festivo pode ser retratado de diferentes maneiras, passando por momentos distintos do cinema americano. A entrada é gratuita.
A obra mais antiga em exibição é Férias de Natal, de Robert Siodmak. Filmado em 1944, o filme retrata o drama amoroso das personagens durante o período do Natal. O longa foi indicado ao Oscar de Melhor Trilha Dramática ou Comédia em 1945.
Baseado na obra Um Conto de Natal, de Charles Dickens, escrita no século XIX e que também já serviu de inspiração para diversos filmes do gênero, Contos de Natal (1951), de Brian Desmond, tem o espírito natalino como tema principal, retratando um dos contos mais famosos de todos os tempos: a história do velho avarento e ranzinza Scrooge que, na noite de Natal, recebe a visita de três espíritos que o alertam sobre seu mau comportamento.
Edward Mãos de Tesoura (1990) encerra a mostra especial. Dirigido por Tim Burton e estrelado por Johnny Depp e Winona Ryder, o filme retrata o período natalino de maneira peculiar. O primeiro filme da parceria entre Burton e Depp foi indicado ao Oscar de Melhor Maquiagem.
O Cine Humberto Mauro fica na avenida Afonso Pena, número 1537 – Centro, Belo Horizonte.
(Fonte: Assessoria de Comunicação Social)