Categorias: NotíciasPremiações

FIPRESCI 2024 :: Pobres Criaturas vence o prêmio anual da federação de críticos

Publicado por
Marcelo Müller

Pobres Criaturas (2023), de Yorgos Lanthimos, ganhou o Grande Prêmio FIPRESCI 2024 de Melhor Filme, honraria concedida pelos membros da Federação Internacional de Críticos de Cinema. Ao todo, a votação contou com 791 profissionais do mundo inteiro (recorde da premiação) e levou em consideração produções lançadas internacionalmente a partir de 1º de julho de 2023. Vencedor do Leão de Ouro no Festival de Veneza 2023, o longa-metragem estrelado por Emma Stone ainda fez bonito no Oscar 2024: premiado como Melhor Atriz (Emma Stone), Maquiagem & Cabelos, Design de Produção e Figurino; indicado a Melhor Filme, Direção, Ator Coadjuvante (Mark Ruffalo), Trilha Sonora, Roteiro Adaptado, Fotografia e Montagem.

A festa de entrega das honraria da FIPRESCI acontecerá no dia 20 de setembro durante a gala de abertura do 72º Festival de San Sebastian, na Espanha. Vale destacar que o Grande Prêmio é entregue pela entidade desde 1999 e já contemplou filmes dirigidos por Maren Ade, Pedro Almodóvar, Paul Thomas Anderson, Alfonso Cuarón, Jean-Luc Godard, Ryusuke Hamaguchi, Michael Haneke, Aki Kaurismäki, Richard Linklater, Terrence Malick, George Miller, Cristian Mungiu e Chloé Zhao. Confira abaixo todos os finalistas do prêmio em 2024.

Pobres Criaturas

LEIA MAIS
FIPRESCI 2023 :: Fallen Leaves vence o prêmio anual da federação de críticos
Drive My Car vence o Grande Prêmio da FIPRESCI de Melhor Filme de 2021/2022
Roma vence o grande prêmio anual da FIPRESCI

TOP 05 FIPRESCI 2024

Pobres Criaturas, de Yorgos Lanthimos
Não Espere Muito do Fim do Mundo, de Radu Jade
O Mal Não Existe, de Ryûsuke Hamaguchi
Todos Nós Desconhecidos, de Andrew Haigh
The Seed of the Sacred Fig, de Mohamad Rasoulof

Todos Nós Desconhecidos

Vale destacar que de todos os filmes integrantes do Top 5, apenas o iraniano The Seed of the Sacred Fig, de Mohamad Rasoulof, segue inédito no Brasil. Todos os demais tiveram carreira comercial no cinema e/ou no streaming por aqui.

SIGA O PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook | YouTube | X | Letterboxd

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.