Nesta sexta-feira, 21, será dada a largada ao 18º For Rainbow, Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual e de Gênero, um dos principais eventos de temática LGBTQIAPN+ do Brasil. Além das atividades em Fortaleza, sede principal da programação, especialmente no Complexo Cultural Estação das Artes (Rua Dr. João Moreira, 540) e no Centro Cultural Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81), o festival também acontecerá em outras localidades cearenses, como as cidades de Quixadá, Crato e Sobral. O cerimonial de abertura acontecerá na Estação das Artes, a partir das 19h, contemplando o cerimônia com a presença de autoridades, equipe e comunidade local, a exibição vídeo For Rainbow e a homenagem a Paulo Diógenes. A noite terminará com os shows de Potiguara Bardo e DJ Angel History. Portanto, uma grande celebração em torno do cinema e da diversidade, duas entidades que precisam andar juntas.

LEIA MAIS
Cobertura :: 18º For Rainbow
For Rainbow 2024 :: Confira os filmes selecionados
Cobertura :: 19º CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto (2024)

A projeção dos filmes começará apenas no sábado, 22, com o início das mostras competitivas internacionais de curtas e longas-metragens. O filme que inaugura as exibições será Tudo o que Você Podia Ser (2023), de Ricardo Alves Jr., apresentado anteriormente na 10ª Mostra de Cinema de Gostoso (2023), no 31º Festival MixBrasil (2023) e no Festival do Rio 2023. Nele, Aisha está vivenciando seu último dia em Belo Horizonte. Em meio às despedidas de suas duas melhores amigas, um retrato afetivo dessas conexões que escolhemos para atravessar a vida de modo mais agradável. Aliás, o Papo de Cinema entrevistou o realizador sobre o filme e este material exclusivo você confere logo abaixo.

“Esse roteiro foi escrito a partir das próprias atrizes, então tivemos um processo muito intenso inicial para conhecer quem eram essas atrizes e chegar às suas respectivas personagens. Depois disso, trabalhar com as características e construir esse roteiro que se finaliza no ato da filmagem”, diz Ricardo.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *