20201111 fora de epoca papo de cinema 2

O Papo de Cinema olha com muito carinho aos curtas-metragens, vocês sabem. Até mesmo por isso, fazemos questão de ajudar como podemos na divulgação de trabalhos realizados nesse formato tão importante e pouco valorizado do cinema. Então, divulgamos em primeira mão uma cena do filme Fora de Época (2020), que terá sua première no Mix Brasil 2020, a partir desta quinta-feira, 12. Produzido de modo inteiramente independente durante a temporada de isolamento social por conta da pandemia do Covid-19, foi dirigido por Drica Czech e Laís Catalano Aranha. Na trama, Renata (Drica) é uma jovem lésbica cercada de familiares conservadores por todos os lados. Ela acabou de votar nas eleições presidenciais de 2018, mas se isola no sítio por conta da ansiedade quanto ao resultado.

LEIA MAIS
Verão de 85 :: Confira o trailer legendado do novo filme de François Ozon (Exclusivo)
Transtorno Explosivo :: Confira uma cena do drama alemão (Exclusivo)
A Febre :: Confira uma cena do filme dirigido por Maya Da-Rin (Exclusivo)

Pesarosa pela possível vitória do candidato conservador, de manifestações agressivas à comunidade LGBTQIA+ (o que infelizmente acabou acontecendo), Renata busca refúgio na casa em que sua mãe viveu seus últimos dias, passando a ter uma nova perspectiva sobre ela e a própria possibilidade de futuro ao encontrar um livro com revelações surpreendentes. “Nosso desejo era falar sobre o apagamento de produção de saberes e de histórias de mulheres lésbicas e bissexuais no Brasil, tendo como pano de fundo o cruzamento das semelhanças entre o período de ditadura brasileira e o resultado das eleições presidenciais de 2018”, diz Drica, que também assina o roteiro.

“Longe de mim romantizar o fato de termos produzido o filme acumulando funções ou dizer que nos ‘reinventamos’ (essa palavra me dá calafrios). Mas agradeço demais pelo privilégio de poder criar e produzir agora, o que nos distancia, mesmo que por um tempo, da realidade enlouquecedora que é viver no nosso país neste momento”, diz Laís, que assina a direção de fotografia e edição. Além delas, Caio Balthazar e Cadu Batanero interpretam, respectivamente, o amigo de Renata e o pai, ambos participando com voice-over, ou seja, criando seus personagens apenas com a voz. Confira abaixo um trecho do curta:

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *