20200904 fortunata papo de cinema 800

Quando passou pelo Festival de Cannes, na mostra Um Certo Olhar, o drama Fortunata (2017) venceu o prêmio de melhor atriz para Jasmine Trinca, que receberia em seguida o prêmio David di Donatello (o Oscar italiano) pelo mesmo papel. Agora, a produção está disponível online até o dia 10 de setembro dentro da programação da 8 1/2 Festa do Cinema Italiano.

O filme apresenta uma mulher pobre e batalhadora, que foge de um casamento abusivo e luta para abrir seu próprio salão de cabeleireira, enquanto cuida sozinha da filha pequena. Ao lado de Trinca, grandes nomes do cinema italiano, como Stefano Accorsi, Alessandro Borghi e Edoardo Pesce completam o elenco.

Fortunata foi escrito por Margaret Mazzantini, razão pela qual o diretor Sergio Castellitto considera a obra “o filme de uma mulher, para uma mulher”. No vídeo abaixo, exclusivo no Papo de Cinema, o cineasta fala sobre a criação da história de “uma classe pobre que vive no meio de mil dificuldades, mas que, apesar disso, não renuncia aos sonhos”. Assista:

 

 

LEIA MAIS
Adele Tulli :: “O gênero se torna uma performance que aprendemos a reproduzir desde a infância”, explica a diretora de Normal
Agostino Ferrente :: “A autoironia é uma arma e a beleza é um remédio”, afirma diretor de Selfie
Os Mosqueteiros do Rei :: Conheça os bastidores de um épico italiano (Exclusivo)

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.
avatar

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *