Categorias: NotíciasPremiações

Framboesas de Ouro 2020 :: Cats é o campeão de indicações entre os piores do ano

Publicado por
Robledo Milani

Até 2019, as Framboesas de Ouro – Golden Raspberry, ou apenas Razzies, no original – mantinham um cronograma bem próximo ao do Oscar. Ou seja, um dia antes das indicações aos melhores do ano, eram divulgados os candidatos a piores da mesma temporada – e os ‘vencedores’ (ou, melhor dizendo, ‘perdedores’) – só se tornavam públicos na véspera da grande festa do cinema hollywoodiano. Em 2020, no entanto, essa ordem mudou um pouco. E os concorrentes às Framboesas foram anunciados em 08 de fevereiro, antecipando o anúncio dos premiados no Oscar – que acontecerá no dia seguinte, 09. E o campeão de indicações neste ano é também um dos maiores ‘fracassos’ de 2019: Cats, com 9 indicações. Logo em seguida surgem Rambo: Até o Fim e Um Funeral em Família, cada um com 8 lembranças.

O musical Cats, de Tom Hooper, é também o favorito a se consagrar como o ‘maior perdedor’ desta edição. Antes do seu lançamento, protagonizou uma campanha milionária, que aspirava até mesmo indicações ao Oscar – precisou se contentar, apenas, com uma lembrança no Globo de Ouro, na categoria de Melhor Canção Original (e mesmo assim, perdeu). Com orçamento de US$ 95 milhões, faturou menos de um terço desse valor nos EUA, e pouco mais de US$ 69 milhões no mundo todo. Nas Framboesas, foi indicado, entre outras, a Pior Filme, Pior Direção, Pior Atriz (Francesca Hayward), Pior Atriz Coadjuvante (Judi Dench e Rebel Wilson), Pior Ator Coadjuvante (James Corden) e Pior Dupla (Jason Derulo e sua ‘falta de órgão sexual’)!

Sylvester Stallone em Rambo: Até o Fim

The Fanatic, com John Travolta, e A Maldição de Sharon Tate, com Hilary Duff, completam a lista de concorrentes a Pior Filme. Travolta foi indicado ainda a Pior Ator e a Pior Dupla (Ele e Qualquer Roteiro Que Ele Aceite)! Já Duff está também na disputa de Pior Atriz, ao lado de Tyler Perry (!), que foi indicado ainda a Pior Ator Coadjuvante (por dois personagens diferentes), Pior Dupla (Ele com Ele Mesmo) e Roteiro. Rebel Wilson, além de concorrer a Pior Atriz Coadjuvante, disputa também como Pior Atriz, por As Trapaceiras (ao lado da sua colega de elenco, Anne Hathaway, indicada pelo mesmo filme e por Calmaria).

Ao lado de Tom Hooper (premiado pela direção de O Discurso do Rei, 2010), Anne Hathaway (premiada como atriz coadjuvante por Os Miseráveis, 2012) e Judi Dench (premiada como atriz coadjuvante por Shakespeare Apaixonado, 1998), Matthew McConaughey (premiado como Melhor Ator por Clube de Compras Dallas, 2013) também é um antigo vencedor do Oscar a marcar presença nas Framboesas 2020 – ele concorre a Pior Ator por Calmaria. Entre as prováveis injustiças, no entanto, está a inclusão de Bruce Willis, como pior ator coadjuvante, por Vidro, e o oscarizável Coringa, que concorre na nova categoria de Pior Desrespeito à Vida Humana ou às Propriedades Públicas. Por fim, astros que já foram premiados nas Framboesas, mas que no último ano tiveram trabalhos elogiados nas telas, como Eddie Murphy, Adam Sandler e Jennifer Lopez, concorrem na categoria de Redenção do Ano. Confira a seguir a lista completa de indicados às Framboesas de Ouro 2020:

Tyler Perry (ao centro) em Um Funeral em Família

PIOR FILME

 

PIOR ATOR

 

PIOR ATRIZ

 

PIOR ATOR COADJUVANTE

Hilary Duff em A Maldição de Sharon Tate

PIOR ATRIZ COADJUVANTE

 

PIOR DIREÇÃO

 

PIOR DUPLA

 

PIOR ROTEIRO

John Travolta em The Fanatic

PIOR REMAKE OU SEQUÊNCIA

 

PIOR DESRESPEITO À VIDA HUMANA OU À PROPRIEDADE PÚBLICA

 

FRAMBOESA DA REDENÇÃO

 

Os vencedores da quadragésima edição das Framboesas de Ouro serão anunciados em breve no site oficial dos Razzies Awards.

(com informações de Razzies)

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
é crítico de cinema, presidente da ACCIRS - Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (gestão 2016-2018), e membro fundador da ABRACCINE - Associação Brasileira de Críticos de Cinema. Já atuou na televisão, jornal, rádio, revista e internet. Participou como autor dos livros Contos da Oficina 34 (2005) e 100 Melhores Filmes Brasileiros (2016). Criador e editor-chefe do portal Papo de Cinema.

Últimos artigos deRobledo Milani (Ver Tudo)