Categorias: NotíciasPremiações

Framboesa de Ouro 2023 :: Blonde é eleito o pior do ano. Confira lista completa de premiados

Publicado por
Victor Hugo Furtado

Antes de conhecermos os preferidos de Hollywood, com o Oscar 2023, é tempo de “celebrar” os desprezados da indústria norte-americana. Isso porque foram revelados os vencedores da Framboesa de Ouro 2023. Neste ano, o tradicional troféu que indica os piores da temporada anterior consagrou a polêmica biografia de livre inspiração Blonde, que conta fragmentos da trajetória de Marilyn Monroe. O projeto de Andrew Dominik garantiu as categorias de Pior Filme e Roteiro. Na esteira do longa estrelado por Ana de Armas, estão Morbius e Elvis, que também faturaram dois troféus cada. Ah! E ainda sobrou pro dono de dois Oscars, Tom Hanks, e para a própria premiação, que se autocondecorou na categoria de Pior Atriz – como uma espécie de pedido de desculpas – devido ao erro de indicar a jovem Ryan Kiera Armstrong, de 12 anos, por Chamas da Vingança (2022). Os responsáveis pela lista retiraram a atriz mirim da seleção ainda em janeiro, após críticas.

LEIA MAIS
Framboesa de Ouro 2023 :: Blonde é o campeão de indicações. Confira a lista completa!

OUÇA! (GRATUITAMENTE)
Podcast #81 :: Blonde

Vale lembrar que a Framboesa de Ouro foi criado pelo publicitário John JB Wilson, em 1981, com objetivo de parodiar o Oscar. Nos EUA, a honraria é chamada de Golden Raspberry Awards, fazendo alusão à expressão “blowing a raspberry”, que simula o som de flatulência com a boca. Sem mais demora, fique com a relação.

PIOR FILME
Blonde

PIOR ATOR
Jared Leto, por Morbius

PIOR ATRIZ
A Framboesa de Ouro

PIOR REMAKE, CÓPIA OU SEQUÊNCIA
Pinóquio

PIOR ATRIZ COADJUVANTE
Adria Arjona, por Morbius

PIOR ATOR COADJUVANTE
Tom Hanks, por Elvis

PIOR COMBO EM CENA
Tom Hanks e “sua cara cheia de látex”, em Elvis

PIOR DIREÇÃO
Colson Baker (Machine Gun Kelly) e Mod Sun, por Tenha um Bom Luto

PIOR ROTEIRO
Andrew Dominik, por Blonde

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Fanático por cinema e futebol, é formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Feevale. Atua como editor e crítico do Papo de Cinema. Já colaborou com rádios, TVs e revistas como colunista/comentarista de assuntos relacionados à sétima arte e integrou diversos júris em festivais de cinema. Também é membro da ACCIRS: Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul e idealizador do Podcast Papo de Cinema. CONTATO: victor@papodecinema.com.br