As Framboesas de Ouro 2025 são uma grande brincadeira. Enquanto o Oscar celebra os melhores da temporada hollywoodiana, as Framboesas assinalam o que aconteceu de pior no cinema norte-americano. Há quem fique ofendido por uma indicação, há aqueles que levam na esportiva e entram na brincadeira. A Framboesas foram concebidas como paródia do Oscar nos anos 1980 pelo então estudante de cinema da Universidade da Califórnia em Los Angeles, nos EUA, John Wilson em parceria com seu amigo Mo Murphy.
Mas, vamos combinar: não deve ser fácil ler seu nome entre os indicados às Framboesas de Ouro 2025. Quem deu um show de espírito esportivo foi o cineasta Francis Ford Coppola que viu seu Megalópolis (2024) indicado a pior Filme, Direção, Roteiro, Combo (o elenco todo) e Ator Coadjuvante (Shia LaBeouf/Jon Voight). Numa mensagem postada nesta sexta-feira, 28, na sua conta oficial do Instagram, o experiente cineasta agradeceu as indicações, mas fez questão de afirmar que isso é fruto de uma abordagem vanguardista e inconformada com os padrões. Portanto, ele meio que disse algo do tipo: ser indicado a pior é uma honra, pois o cinema atual é conformado e padrão. E ele tá errado?
LEIA MAIS
– Framboesas de Ouro 2025 :: Coringa, Megalópolis e Madame Teia são indicados
– Framboesas de Ouro :: Dá pra levar a sério? Quais vencedores do Oscar já estiveram entre os piores?
– Oscar 2025 :: Apostas para Melhor Roteiro Adaptado
“Estou emocionado por aceitar as indicações às Framboesas de Ouro em tantas categorias importantes para Megalópolis e pela distinta honra de ser indicado como pior diretor, pior roteiro e pior filme em um momento em que tão poucos têm a coragem de ir contra as tendências predominantes do cinema contemporâneo! Neste mundo arruinado de hoje, onde a ARTE recebe notas como se fosse luta livre profissional, escolhi NÃO seguir as regras covardes estabelecidas por uma indústria tão apavorada com o risco que, apesar do enorme talento jovem à sua disposição, pode não criar filmes que serão relevantes e vivos daqui a 50 anos (…)
(…) Que honra estar ao lado de um grande e corajoso cineasta como Jacques Tati, que se empobreceu completamente para fazer um dos fracassos mais queridos do cinema, Playtime: Tempo de Diversão! Meus sinceros agradecimentos a todos os meus brilhantes colegas que se juntaram a mim para criar nossa obra de arte, Megalópolis, e lembremo-nos de que bilheteria é apenas dinheiro e que, assim como a guerra, a estupidez e a política, não tem verdadeiro lugar em nosso futuro”.
Gostou do conteúdo sobre as Framboesas de Ouro? Pois bem, então, fique ligado no Papo para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!
Que tal conferir o nosso canal do YouTube? Assim, você não perde nenhuma discussão sobre novos filmes, clássicos, séries e festivais!