Categorias: NotíciasPremiações

Framboesas de Ouro :: Dá pra levar a sério? Quais vencedores do Oscar já estiveram entre os piores?

Publicado por
Marcelo Müller

As Framboesas de Ouro (no original em inglês Golden Raspberry Awards, abreviado para Razzies e Razzie Awards) são uma espécie de anti-Oscar. Enquanto o maior prêmio da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Los Angeles celebra os melhores da temporada hollywoodiana, as Framboesas assinalam o que aconteceu de pior no cinema norte-americano. Há quem fique ofendido por uma indicação, há aqueles que levam na esportiva e entram na brincadeira. Sim, pois tudo começou como, e continua sendo, uma brincadeira.

As Framboesas de Ouro foram concebidas como paródia do Oscar nos anos 1980 pelo então estudante de cinema da Universidade da Califórnia em Los Angeles, nos EUA, John Wilson em parceria com seu amigo Mo Murphy. A escolha dos indicados e premiados acontece desde então por meio de um colegiado que atualmente tem pouco mais de 600 membros. E ele é formado de jornalistas a internautas, passando por jornalistas especializados. Desde 2012, as categorias tem a colaboração na votação de visitantes do site Rotten Tomatoes. Portanto, tudo é muito mais deboche do que escolha criteriosa daquilo que tem ou não qualidades.

John Wilson, cocriador das Framboesas de Ouro

LEIA MAIS
Framboesas de Ouro 2025 :: Coringa, Megalópolis e Madame Teia são indicados
Podcast #178 :: Anora
Podcast #176 :: Conclave

FRAMBOESAS DE OURO: ESPÍRITO ESPORTIVO

Como dito no começo dessa matéria, há quem se indigne com uma indicação às Framboesas de Ouro e há aqueles que levam tudo na esportiva, na piada mesmo – até porque, no fim das contas, não há publicidade ruim, não é? Sandra Bullock é um dos casos mais emblemáticos de celebridade que fez questão de estar presente na cerimônia das Framboesas de Ouro. Em 2010, ela compareceu à festa e aceitou de bom grado a Framboesa de Ouro de Pior Atriz por seu papel em Maluca Paixão (2009). Na noite seguinte, Bullock ganhou um Oscar de Melhor Atriz por Um Sonho Possível (2009). Não é irônico para caramba?

Outro que fez questão de receber seus prêmios pessoalmente foi o cineasta holandês Paul Verhoeven, cujo Showgirls (1995) recebeu 15 indicações, ganhou oito estatuetas e ainda foi eleito o Pior Filme dos anos 1990. Entrando na brincadeira, também estiveram nas cerimônias e receberam as suas Framboesas de Ouro presencialmente Tom SelleckBen AffleckHalle BerryJamie Dornan.

Sandra Bullock aceitando as suas Framboesas de Ouro. Foto/Dan Steinberg

FRAMBOESAS DE OURO: “AS INJUSTIÇAS”

As Framboesas de Ouro são uma brincadeira, já entendemos. Mas se olharmos à história da premiação, o seu colegiado cometeu algumas “injustiças” ao longo de sua existência. Umas bem feias, por sinal. O Iluminado (1980), considerado atualmente um dos grandes filmes de terror de todos os tempos, foi indicado a Pior Filme, Direção (Stanley Kubrick) e Atriz (Shelley Duvall). Scarface (1983), Vestida para Matar (1980), Sexta-feira 13 (1980), Instinto Selvagem (1992) e A Bruxa de Blair (1999) foram outros filmes indicados a piores do ano e que atualmente gozam de prestígio entre parte significativa de público e crítica.

Entre cineastas famosos, M. Night Shyamalan tem 4 indicações e 2 vitórias; Brian De Palma foi nominado 5 vezes e nunca ganhou; Michael Bay tem 6 indicações e 2 prêmios. Entre os atores, o pódio é formado por Sylvester Stallone (22 indicações e 8 prêmios); Adam Sandler (13 indicações e 4 prêmios) e John Travolta (10 indicações e 2 prêmios). Já entre as atrizes, as três mais queridinhas das Framboesas de Ouro são: Madonna (12 indicações e 8 prêmios), Jennifer Lopez (10 indicações e 1 prêmio) e Demi Moore (9 indicações e 4 prêmios).

CONFIRA TAMBÉM
– Podcast Papo de Cinema
(YouTube e principais players de áudio)

FRAMBOESAS DE OURO 2025

Nesta terça-feira, 21, foram anunciados os indicados às Framboesas de Ouro 2025. Coringa: Delírio a DoisMegalópolis e Madame Teia foram alguns dos principais “agraciados” com essa lembrança indesejada por muitos. Curiosamente, entre os indicados a Pior Filme não consta nenhuma produção feita diretamente para streaming. Nos perguntamos: será que o pessoal não assistiu a Feios (2024), O Fabricante de Lágrimas (2024), A Libertação (2024) e Uma Astronauta Quase Perfeita (2024)?

Gostou do conteúdo sobre as Framboesas de Ouro? Pois bem, então, fique ligado no Papo para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!

SIGA O PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook
YouTube | Letterboxd | Threads | BlueSky

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.