A expectativa era gigante. Durante anos a máxima “o inverno está chegando” foi uma espécie de prenúncio de um mal sem precedentes na mitologia de Game of Thrones (2011-). E com a efetiva chegada do inverno, hordas de white walkers se precipitando contra as defesas do reino de Winterfell no terceiro episódio da oitava temporada, que foi ao ar neste domingo, 28, natural que muitos personagens importantes morreriam. Se você ficou na dúvida sobre quem se foi e quem sobreviveu à batalha de proporções épicas, a gente te dá aquela mãozinha e conta tudo.
OS MORTOS
Edd Doloroso
Antigo companheiro de Patrulha da Noite de Jon Snow, Edd foi o primeiro a cair definitivamente, esfaqueado por um morto-vivo enquanto protegia um assustado, porém brioso, Sam. Lembrando que ele desempenhava a função de comandante da Patrulha da Noite, tendo se configurado num aliado imprescindível ao longo das temporadas.
Lyanna Mormont
A pequena Lyanna, que já havia demonstrado garra anteriormente quando convocada a ajudar Winterfell a deter o Exército dos Mortos, foi abatida por nada menos que um gigante. Na cena, ela é içada enquanto tem seus ossos quebrados, mas, num último ato de valentia, enfia uma adaga no olho do oponente, assim acabando com ele.
Beric Dondarrion
Várias vezes ressuscitado pelo Senhor da Luz ao longo da série, ele acaba morrendo para proteger Arya Stark. Melisandre oferece ao momento derradeiro desse valoroso guerreiro de espada flamejante uma simbologia, dizendo que ele podia finalmente descansar depois de ter cumprido sua missão no mundo, no caso salvar aquela que daria um fim à guerra.
Theon Greyjoy
Redimindo-se dos erros do passado, Theon, um dos personagens que mais sofrem ao longo das temporadas de Game of Thrones, é executado pelo Rei da Noite ao heroicamente resistir à investida do vilão para proteger Bran.
O Rei da Noite
Esse foi tarde. O grande vilão da série (será?) foi destruído por um movimento tão sagaz quanto habilidoso da pequena Arya Stark, que o apunhalou na barriga. A morte do líder transformou automaticamente seus asseclas em pó, revertendo algo que parecia fadado a ser um massacre sem precedentes.
Jorah Mormont
O último de sua família, Jorah morre para proteger sua amada Daenerys de uma finitude certa nas mãos dos oponentes mortos-vivos. Imaginamos que ele tenha ido, ao menos, com o sentimento de dever cumprido.
Melisandre
Um dos destaques do episódio, a sacerdotisa voluntariamente parte após desempenhar uma função importante na batalha contra os White Walkers. Numa cena muito bonita, ela caminha em direção contrária à Winterfell, envelhecendo até perecer e cair na neve.
Viserion
Tudo bem que o dragão já tinha sido morto e utilizado pelo Rei da Noite como montaria, mas ele definitivamente sumiu do mapa com a destruição de seu novo amo.
Tirando algumas dúvidas: os demais dragões, Drogon e Rhaegal, sobreviveram, bem como o lobo Fantasma. Os três aparecem no trailer do quarto episódio da derradeira temporada que vai ao ar neste domingo, 05 de maio.