20191009 geena davis 1

Além de ser uma atriz respeitada e premiada, Geena Davis tem se destacado cada vez mais enquanto ativista pelos direitos das mulheres, da população negra e LGBTQI+ nos Estados Unidos.

O Geena Davis Institute on Gender in Media tem proporcionado estudos profundos sobre a representatividade de personagens e de profissionais de cinema mulheres, em relação aos homens, contribuindo a denunciar os abismos de visibilidade e remuneração em Hollywood.

Agora, a organização dá um passo além com Spellcheck for Bias, um mecanismo de autoaprendizagem capaz de detectar, desde o roteiro, possíveis preconceitos ou subrepresentações em projetos de filmes. Desenvolvido pela prestigiosa Universidade da Califórnia do Sul (USC), o mecanismo aponta a porcentagem de personagens homens em relação a mulheres, ou a relação de diálogos entre os gêneros. O dispositivo também permite apontar personagens sem gênero ou raça definida, o que possibilita maior inclusão.

20191009 geena davis 3
“Se ela pode se ver, ela pode ser”, afirma o slogan da instituição

A ferramenta será testada inicialmente pela Disney, durante o período de um ano. A intenção, de acordo com Davis, não é apontar culpados e provocar desconforto, apenas ressaltar preconceitos involuntários que podem ser corrigidos com a ajuda do Spellcheck for Bias.

Em sua apresentação, ela explica: “Nós não temos exemplos femininos suficientes para inspirar mudança. Nós precisamos vê-las na ficção para criar a mudança cultural de que precisamos. Se virmos mais mulheres nas telas no papel de executivas, cientistas e políticas, existirão mais mulheres na vida assumindo estes papéis”. Ainda não há previsão para que outras produtoras implementem o sistema de verificação.

LEIA MAIS
Antes da Meia-Noite :: Julie Delpy exigiu salário igual ao de Ethan Hawke
James Bond 25 :: Phoebe Waller-Bridge fala de machismo e das mulheres do novo 007
Charlize Theron fala sobre sexismo em Hollywood e recusa a Mulher-Maravilha

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar

avatar

Últimos artigos de (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *